Projeto Av. Brasil Maravilha

por
Jaime Colorado
Jaime Colorado | Mar 26, 2015 | em Mobilidade Urbana

Os projetos de mobilidade não envolvem somente deslocar a população carioca entre as zona da cidade, e sim reocupar parte da cidade de forma a não ter necessidade que a população local se desloque. Estes subcentros de atração populacional podem ser construídos historicamente ou estimulados, como é o caso da zona Portuária.

A Av. Brasil, com seu plano dos anos 40 de ocupação estritamente industrial acabou mostrando um fracasso do modelo. Assim como na zona portuária, a dinâmica social e econômica mudou, não demandando mais o uso originalmente dado.

O trecho da Av. Brasil entre o Caju e a Penha, ainda possui um apelo comercial muito grande, mas vem se perdendo este apelo com as ocupações irregulares por comunidades. Para transformar a Av. Brasil, intervenções de segurança e urbanísticas se fazem necessárias com urgência, dando novas funções as áreas ocupadas que margeiam a via e estimulando moradias adequadas em seu entorno.

Além do BRT Transbrasil, que daria muito mais aspecto de área de passagem, modelos de locomoção locais devem ser implantados, articulando este trecho a outros polos de atração próximos. (Del Castilho, São Cristovão, Manguinhos)

Também deve ser aplicado desconto em impostos para implementação setorizada, como Industrias Farmacêuticas próximas a Fiocruz, empresas de Callcenter próximas a Penha, empresas de telecomunicações e tecnologia próximas ao Cajú, etc. A proximidade a UFRJ explorada,, poderia estimular  incubadoras de empresas em Bonsucesso, por exemplo.

O plano básico desta ideia é: Desfavelização e construção de moradias dignas no entorno próximo da Av. Brasil liberando imoveis comerciais invadidos, estimulo de empresas e prédios comerciais as margens da Av. Brasil através de setorização e desconto de imposto e Integração da Transbrasil com sistemas secundários de locomoção  (VLT por exemplo) no entorno mais próximo, que em alguns casos, poderia ser até o Ramal Saracuruna

Rafael Moreira Furtado Mar 26, 2015

Excelente!

Aquela região de fato precisa de uma intervenção urbana pesada, dado o nível de degradação.

Pena que só posso votar uma vez.

Luis Junior Mar 27, 2015

Lembro que depois de 2000 a prefeitura fez um estudo dos terrenos ao longo da Av. Brasil para exploração residencial entre outros fins, tanto é que em Parada de Lucas estão sendo construídos 2 condomínios residenciais. Acho muito bacana a desfavelização dessas áreas planas, mas aos poucos pq os investimentos são suntuosos.

José Henrique Melman Mar 27, 2015

Esse projeto poderia ser considerado uma expansão da área do Porto Maravilha. Na verdade a cidade está cheia de regiões a serem "Maravilhadas", essa com certeza é uma delas!

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share