Valorização da faixa de pedestre - sinalização, educação e fiscalização

por
RodrigoRJ
RodrigoRJ | Mar 26, 2015 | em Mobilidade Urbana

Vamos fazer valer a faixa de pedestre e mostrar que o carioca pode ser mais educado no trânsito.

Explicando melhor

Infelizmente, atualmente, a faixa de pedestre só serve para indicar ao transeunte a área mais apropriada para fazer a travessia quando o sinal fecha para os automóveis. Porém, a faixa de pedestre tem uma função maior que essa. Em ruas de circulação menos intensa a faixa de pedestre é auto-suficiente e não precisa de um semáforo para fazer valer o direito de travessia. Basta que o pedestre na calçada, em frente a faixa, acene aos motoristas para que o trânsito pare e ele atravesse a via. Já é assim há anos no Distrito Federal. Foram muitas campanhas educativas e fiscalização até chegar ao estágio atual, onde esse comportamento é absolutamente normal no trânsito lá.

 

A proposta aqui é que a prefeitura implemente um projeto de revitalização da sinalização, de educação e de fiscalização que tenha o objetivo de inserir a cultura de respeito à faixa de pedestre no trânsito carioca.

Marcelo Santos Mar 26, 2015

Deu certo em Brasília e acho que pode dar certo no Rio também. Excelente lembrança.

Jaime Colorado Mar 26, 2015

2Ja tem uma ideia destas por aqui na plataforma... No Rio educacao no trânsito tem que ser mais fiscalizada. Nem sinal vermelho para os carros é segurança para os Pedestres!

Lembro no desafio anterior uma ideia de colocar "pardal" em 100% dos sinais para intensificar a fiscalização. 

Jaime Colorado Mar 27, 2015

Aqui está:

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/92988

Usuários marcados:

RodrigoRJ Mar 27, 2015

Ótimo! Essa aqui fortalece a sua, na qual acabei de votar. Na verdade, essa aqui eu repeti igualzinho a ideia que tinha colocado no último Desafio Ágora. Como o formato agora mudou pra melhor, espero que na fase de curadoria eles unam as ideias semelhantes e passem uma única consolidada para a próxima fase.

Essa evolução na educação do trânsito seria um grande legado para a cidade.

View all replies (2)

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share