Ônibus para aeroporto com bagageiro interno (vide fotografia)

por
RodrigoRJ
RodrigoRJ | Mar 20, 2015 | em Mobilidade Urbana

Utilizar ônibus com bagageiro interno para as linhas que ligam o aeroporto às principais áreas do Rio. Vide imagem com exemplo de Barcelona.

Explicando melhor

Os aeroportos GIG e SDU deveriam ser atendidos pelo metrô assim como acontece nas grandes cidades do mundo, mas enquanto isso não acontece, os ônibus que atendem a esses aeroportos e que têm como público alvo os viajantes, deveriam ser projetados para este fim, logo, prevendo o embarque e desembarque rápido com bagagem. Em Barcelona, por exemplo, na alta temporada, há ônibus como esse da foto saindo a cada 5 min do aeroporto para a região turística e fazendo somente cerca de 5 paradas pré-definidas. Além disso, a compra do ticket é feita antecipadamente numa máquina de autoatendimento com dinheiro ou cartão. Medidas como essas são simples e têm um bom impacto para os usuários (cariocas ou turistas), para o trânsito (agilidade no embarque/desembarque), para os motoristas (se concentrarão somente na sua funcão) e para o meio ambiente (menos carros rodando).

Arlindo Pereira Mar 20, 2015

Os ônibus que ligam o metrô Vicente de Carvalho ao Galeão (TransCarioca semi-direto) possuem os bagageiros. Há que se verificar se eles de fato estão sendo utilizados. Os frescões que fazem a ligação GIG-SDU e GIG-ZS-Barra também tem bagageiro (na parte inferior do ônibus, acessado pelo motorista, como ônibus de viagem tradicional).

Jaime Colorado Mar 23, 2015

Ontem peguei um que tinha, mas ele estava fazendo Fundão parador.

João Pedro Maya Mar 20, 2015

Excelente idéia, tem meu voto. Os onibus da Real já tem esse serviço nas rotas GIG-SDU e vice versa.

José Henrique Melman Mar 23, 2015

Mesmo os frescões que fazem o trajeto são de piso alto, a ainda por cima têm roleta! Ou você pede para o motorista descer e abrir o bagageiro (ou vc mesmo abre, sei lá) e deixa no porão sem segurança de que alguém abra e leve sua mala, ou tem que fazer malabarismo/halterofilismo.

Costumo pegar o semi-direto entre Vicente de Carvalho e Alvorada algumas vezes, muitas delas o ônibus não tem bagageiros internos, apesar de alguns terem sido assim configurados.

RodrigoRJ Mar 26, 2015

Pois é galera, bagageiro de porão não adianta. A proposta é bagageiro interno mesmo. Faz TODA a diferença...

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share