Túnel Uruguai-Gávea LINHA VERDE

por
Waldyr Lage
Waldyr Lage | Mar 14, 2015 | em Mobilidade Urbana

Construção da LINHA VERDE, ligando a Praça Santos Dumont na Gávea, passando pelo túnel a ser aberto, até a Rua Uruguai, passando por terrenos próximos ao Shopping Iguatemi até a Praça Barão de Drummond, Túnel Noel Rosa, podendo tomar duas opções, tanto a 24 de maio e Arquias Cordeiro até o Engenhão (com estação especial) e também dando opção para acesso até a Manoel Vitorino, se integrando à Linha Amarela. 
TÚNEL: O túnel teria 03 pistas, sendo duas para automóveis e uma para BRT, ligando a zona sul á zona norte, usando ônibus articulados ou até bi-articulados conforme estudo e demanda.
SUGESTÃO IMPORTANTE: Parte da obra poderia ser feita em conjunto com o Estado e até mesmo recursos federais, como PAC mobilidade urbana, para a construção de um túnel ao lado ou abaixo, para a passagem do Metrô até a Rua Uruguai. Uma única intervenção em parceria, promovendo uma obra histórica, projetada há décadas, incluída no Plano Doxiadis.

OBJETIVOS:
1. Dividir o fluxo de trânsito que precisa usar Lagoa e Rebouças para ir à Zona Norte ou Centro, por automóveis. A frota tende a aumentar;
2. Criar um corredor de BRT entre a Zona Norte e a Zona Sul; (pode ser pedagiada)
3. Buscar junto ao GovernoRJ e Governo Federal recursos do PAC Mobilidade, em parceria, para a ligação do Metrô Gávea ao Metrô Uruguai, em túneis parelelos ou em dois andares. A mesma perfuração do túnel abrigaria galerias de automóveis/BRT e Metrô. Por isso, os custos desta obra podem ser divididos entre os entes.

editado em mar 26, 2015 por Waldyr Lage

Luiz Henrique Barroso Mar 16, 2015

Se fizer o túnel do metrô, não precisa nada de BRT. Um túnel com 2 pistas em cada sentido é mais que suficiente para o tráfego.

 

O BRT não será necessário pois a linha 1 circular irá atingir uma capacidade de 800.000 pax/dia.

 

 

Waldyr Lage Mar 28, 2015

Eu não acho errado que se "superestime" do número de passageiros/dia. O objetivo para mim, seria a pontualidade e o conforto. Não consigo ver como "incentivo" a forma como se transporta o passageiro hoje em dia. O tempo é precioso, mas o conforto do passageiro deveria vir em primeiro lugar.
Por isso, defendo que, onde seja possível, Governo e Prefeitura projetem, lado a lado, corredores expressos conforme sua atribuição. A da Prefeitura, a reorganização das linhas de ônibus e o projeto de BRT. O BRT se soma a Trem. E acho digno e correto oferecer os dois modais, para que o passageiro faça a sua opção. Ele que decida quem lhe presta o melhor serviço: Se o consórcio de BRT ou o consórcio ferroviário. Isso sim seria uma tremenda demonstração de maturidade do sistema público de transporte da cidade.

Jaime Colorado Mar 16, 2015

Chegou a ver esta ideia com traçado transversal zona norte / zona sul?

 

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/84630

José Henrique Melman Mar 16, 2015

Basicamente, essa ideia está englobada nessa aqui: https://desafioagorario.crowdicity.com/post/84630

Usuários marcados:

José Henrique Melman Mar 16, 2015

(Eu tinha aberto a página e só comentei depois de um tempo, não tinha visto os comentários)

Sergio Telles Mar 19, 2015

Túnel para automóveis entre a Gávea e a Tijuca? Seria o CAOS. Jamé!

Luiz Henrique Barroso Mar 23, 2015

Seria uma alternativa ao Rebouças e ao Alto da Boa Vista. 

Mas só é viável com o metrô junto.

Na verdade, a prioridade é o metrô. A Estação Gávea tem duas plataformas com este propósito: fechar o anel da linha 1 com a ligação por baixo do Sumaré. 

Leonardo Valente Mar 24, 2015

É um projeto muito bom, mas tem que haver bastante desapropriações. O mais importante é funcionar como um corredor de transporte para retirar o fluxo de transito do centro da cidade e Leopoldina. e criar uma outra alternativa de caminho para a Barra da Tijuca e Zona Sul. 

Fundamental e útil se houver metro e um corredor exclusivo de onibus entre Maracanã e Gávea.

Waldyr Lage Mar 28, 2015

O principal obstáculo nem são as desapropriações, pois o traçado na Rua Uruguai comporta as duas pistas. Na Gávea, a saída do túnel seria em frente ao jóquei e pode ser subterrâneo em pequeno trecho antes de ganhar o nível da praça. Minha preocupação seria com as enchentes, porém, as vias comportam o fluxo, que ainda seria dividido entre quem busca o Centro e Zona Norte com o Rebouças. O Corredor de ônibus não necessariamente precisa ser de BRT, mas pode ser operado por linhas alimentadoras ou linhas tradicionais que usem um veiculo articulado. Viagem mais rápida e mais confortável. Agora imagine o melhor cenário: Se o Governo do Estado e o Federal abraçam a obra para a galeria do Metrô? Ganhamos finalmente a linha que usaria o segundo nível da estação Gávea e está feito o prolongamento até a Rua Uruguai. Gávea e Tijuca, em menos de 10 minutos. O que acha? rs! Abraços!

Usuários marcados:

Share