Dimensionamento adequado das estações do BikeRio

por
José Henrique Melman
José Henrique Melman | Mar 12, 2015 | em Mobilidade Urbana

Em certos locais é visível que a demanda é extremamente incompatível com a quantidade de bikes numa determinada região. O centro por volta das 18h é uma prova disso. Aliás, dado fluxo predominante, dá até pra arriscar que a partir das 18h acabam as bicicletas no centro. Só ficam as quebradas e defeituosas.

Estações de Trem/Metrô/Barcas são pontos onde muitas pessoas poderiam pegar bicicletas se houver oferta adequada. Na foto, uma imagem não tão incomum da estação próxima ao Metrô de Botafogo.

Não dá pra entender porque em alguns pontos específicos não se instalam dois, três, sei lá quantas estações ao lado uma da outra para aumentar a oferta, e passado um número crítico de bicicletas e vagas, sempre haver alguma disponível, como na foto da Praça de Catalunha, em Barcelona. Reparem que as estações são bem grandes e há duas delas visíveis.

Arlindo Pereira Mar 13, 2015

Sim, certamente. Não entendo a limitação de 12/14 bicicletas por estação, se é algo na licitação feita pela prefeitura ou se é uma limitação técnica da Serttel em instalar estações maiores.

José Henrique Melman Mar 13, 2015

Ou se elas por algum motivo técnico não podem realmente ser maiores, porque não botar uma ao lado da outra? É só não contar pras estações que elas estão funcionando como uma só, hehe

Eles dimensionam para menos, algumas só usam um dos lados da "trave" que segura as bicicletas, mas pra mais não.

Arlindo Pereira Mar 13, 2015

Existem dois modelos de estações BikeRio, uma que tem dois segmentos de "traves", com bicicletas dos dois lados, e uma que tem três segmentos, com bicicletas de um lado só. Não me recordo agora qual é qual, mas um tem 12 e o outro 14 vagas para bicicletas. O modelo com bicicletas de um lado só é utilizado em situações em que o espaço é mais restrito (calçadas, vagas de estacionamento), enquanto o outro é utilizado em situações onde espaço não é um fator problemático (praças, por exemplo).

Jaime Colorado Mar 13, 2015

Pelo que lembro, em Paris, colocavam duas estações de locação de bicicletas: uma em frente a outra ou do lado da outra, em locais com maior demanda.

View all replies (3)

José Henrique Melman Mar 23, 2015

Bom, o "Mapeando" surgiu como uma chance de solução para essa demanda: http://mapeando.rio.gov.br/

Tem inclusive uma opção de sugerir instalação de ponto do BikeRio, além de outras demandas.

Share