Ciclovias de verdade!

por
Jaime Colorado
Jaime Colorado | Mar 6, 2015 | em Mobilidade Urbana

Na pressa de chegar a quilometragem propagandeada e competir com a Colombia na capital ciclistica da América Latina, a Prefeitura do Rio tem feito projetos que não garantem a segurança de ninguém:

Motoristas, Pedestres e Ciclistas ficam em meio a esta guerra de marketing e por espaço.

Se não dá para implantar em uma rua, crie opções, não reproduza errrado como nestas fotos para as ciclovias em construção ou projetadas!

A proposta é criação de regras e caracteristicas mínimas para implantação de uma ciclovia na cidade.

Chega de ser guiada por quantidade e não qualidade!

 

editado em mar 30, 2015 por Jaime Colorado

João Pedro Maya Mar 6, 2015

Tem uma pagina no Facebook chamada Ciclovias da Depressão, onde tem vários relatos dessas ciclovias malfeitas.

Jaime Colorado Mar 6, 2015

Todos que conhecem realmente a cidade sabem que algumas ciclovias são meras estatiscticas, o que não pode se repetir. Vi no Face e realmente o que a Prefeitura do Rio chama de ciclovia é uma piada.

José Henrique Melman Mar 10, 2015

Apenas um comentário: em algumas situações as ciclofaixas podem antender suficientemente, para vias locais e com velocidade reduzida (40km/h ou 30km/h). Com certeza não é o caso da General Polidoro, com três faixas e elevado fluxo de veículos. É pra jogar o ciclista "do outro lado do muro" [cemitério]...

Jaime Colorado Mar 11, 2015

O que vi projetado me assusta neste conceito, pois, o que farão na R. Leopoldina Rego e na Rua Cardoso de Morais? Se for o que fizeram na Gal Polidoro, será apenas uma falácia de ciclovia.

A proposta é ter critérios mínimos para um local disponível para bicicletas se tornar ciclovia, afinal, andar a direita em uma rua, no asfalto, em espaço compartilhado com carros já é o normal em qualquer rua e não ciclovia ou ciclofaixa. O exemplo da Gal Polidoro é o melhor para demonstrar o que deve ser combatido.

Para a região da Leopoldina pelo menos ainda há duas opções:

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/84506

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/85152

 

Share