Padronizacao dos Pontos de Onibus/VLT

por
Mariana Figueira
Mariana Figueira | Mar 3, 2015 | em Mobilidade Urbana

E muito importante para tornar a mobilidade mais facil na cidade que100% dos pontos de onibus e VLT, tenham alguns itens basicos tais como:

- Um Nome ( Ainda ha muitos pontos que simplesmente nao possuem nomes e fica muito dificil a nao ser para as pessoas que os utilizam de forma diaria, saberem seu caminho com precisao)

- Indicacao de que linhas passam naquele ponto

- Tabela de Frequencia ( Acredito que devido ao transito, ainda estamos longe de conseguirmos estimar a chegada do coletivo, mas pelo menos deveriamos ter a possibilidade de saber a frequencia com que o coletivo para em um determinado ponto). E preciso avaliar o custo disso, mas hoje com a tecnologia de GPS,mesmo em uma cidade com transito muito intenso, poderiamos sim ter a previsao de chegada do onibus atraves do uso do GPS e paines eletronicos  nos pontos. 

- Abrigo

João Pedro Maya Mar 4, 2015

Excelente proposta. Já vi propostas parecidas aqui.

Rafael Moreira Furtado Mar 4, 2015

Há uma proposta semelhante aqui:

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/87654

Juntando a interatividade de um e a sustentabilidade de outro, ficam imbatíveis!

Ricardo Costa Mar 7, 2015

Os pontos de ônibus inteligentes, com sinalização do tempo de chegada de cada linha (atualizado em tempo real, a partir dos dados de GPS dos veículos), são realidade em várias cidades. Um simples painel de LED exibindo o número da linha e o tempo previsto de chegada já seriam suficientes, tendo um baixo custo de implementação e manutenção.

Vejam alguns exemplos:
http://f.tqn.com/y/publictransport/1/S/8/1/-/...-Zum-Stop-4.JPG
http://www.commutaports.com/images/l-galle4.jpg

Em São Francisco (EUA), foram além e instalaram células solares para alimentar o painel eletrônico do ponto de ônibus, além de torna-lo um hotspot WiFi. Vejam:
http://www.treehugger.com/cars/san-francisco-...-bus-stops.html

Share