Dar uso intermodal ao "Elefante Branco" - Estação Cidade Nova

por
Jaime Colorado
Jaime Colorado | Feb 27, 2015 | em Mobilidade Urbana

Concebido com uma grande estrutura as portas da Prefeitura do Rio, a estação Cidade Nova chama atenção por sua grande estrutura, uma estrutura tão grande que deveria atender a mais modais.

Além do Metrô e dos pontos de onibus, a estrutura também deveria contemplar a plataforma de acesso do BRT Transbrasil, a uma estação da Supervia e também a uma estação~do VLT, fechando o circuito Rodoviária / Central via Presidente Vargas

Espaço não falta, com uma praça sob a estrutura, um canal no meio da Presidente Vargas para abrigar sobre uma laje a estação do BRT e uma grande espaço da oficina da Supervia para a estação de trens, tudo isto na mesma reta.

A paralelização dos modais sob sua estrutura a transformaria em um grande hub de serviços de transporte a população carioca.

 

 

editado em mar 18, 2015 por Jaime Colorado

Luis Junior Mar 2, 2015

A Transbrasil, pelo que entendi, terá um terminal intermodal na Central (Metrô, Trem, VLT, Ônibus) no Terminal Américo Fonteneli. Acho bacana integrar o BRT a estação Cidade Nova, mas minha preocupação está em horários de pico. A Linha 2 está sobrecarregada, acho que ninguém consegue entrar no metrô sentido Centro alí. Hoje eu não a acho um elefante branco, muitas linhas municipais e intermunicipais passam nesta estação. Sempre que posso, vou de ônibus até a Cidade Nova e pego metrô ou outra linha para não ter que pegar o engarrafamento do centro da cidade. 

Jaime Colorado Mar 2, 2015

A Transbrasil, assim como os outros BRT, possuem estações Paradoras, Expressas e Terminais. A proposta é integrar com uma estação expressa embaixo da "praçarela" A passarela, cujas proporções chamam atenção, foi construida para fins maiores que um passarela para acesso de metrô ou travessia de pistas para pontos de onibus.

O objetivo não é colocar mais gente no Metro, e sim tirar a sobrecarga da Central para conexão. Quem vem do Cajú, pela Transbrasil, com destino a Del Castilho ou Maracanã, tem que aguardar chegar na Central, pegar o tumulto do desenbarque dos trens para entrar no Metro, para fazer uma viagem negativa pela Av. Presidente Vargas. Da mesma forma, quem vem de Piedade pela Supervia e vai para a Cidade Nova tem que ir até a Central em voltar.

Tem vários casos de viagem negativa na Central que são desnecessárias, tendo uma estrutura tão grande disponível. Até mesmo a Praça, que fica abaixo da entrada do Metro, do lado do ponto de onibus na pista lateral sentido Av. Francisco Bicalho, foi cosntruida para receber o VLT também, ligando a Cidade Nova ao Porto do Rio.

Ela efetivamente ganhou uma grande estrutura (Elefante Branco) para ser mais do que atualmente, bastanto implantar.

Luiz Henrique Barroso Mar 14, 2015

Essa estação ficará sem operação com a obra do Lote 29 da linha 2 do metrô (Estácio x Cruz Vermelha x Carioca x Praça XV).

É uma estação com pouco fluxo. Nunca existiu no PDTU e é chamado pelos estudiosos de mobilidade como GAMBIARRA da linha 1A.

 

Sou a favor de que seja usada para a SuperVia a partir do seu fechamento com a conclusão da obra do lote 29 (algo que deve acontecer por volta de 2018 ~ 2020).

Metrô ali depois dessa obra, nem pensar!

Jaime Colorado Mar 14, 2015

Tomara que um dia façam isto!, e aí restara VLT, Trem e BRT ainda operando

Para uma estação " provisória" de metro, ganha ainda mais a conotação elefante branco.

 

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share