Substituição das grades do BRT Transcarioca

por
Jaime Colorado
Jaime Colorado | Feb 25, 2015 | em Mobilidade Urbana

Várias vezes ouvimos e vemos imagens sobre o roubo das grades que dividem as pistas do BRT Transcarioca em alguns pontos específicos do trajeto, que põe em risco a população local e a população transportada, que podem morrer em um acidente. 

A fragilidade da estrutura da cerca não impede que atos de vandalismo sejam praticados, e a existência de cameras não resolvem. Cabe também a dúvida: a quem interessa o reinvenstimento ineterrupto em novas compras de grades e no trabalho de reposição?

A solução é a implantação de uma divisória definitiva nos trechos mais criticos, feita com base de concreto (barreira new jersey dupla e espaçada) e com vegetação (entre as barreiras), valorizando as regiões do entorno com um tipo de corredor verde. Vegetações com espinhos e muretas altas de concreto servem de desestimulo aos atos de vandalismo e de travessia irregular, além de serem mais baratas e práticas de substituir em longo prazo.

editado em fev 25, 2015 por Jaime Colorado

José Henrique Melman Feb 25, 2015

Interessante, porém o tipo de vegetação a ser aplicada deve ser pensado de modo a não possibilitar que alguém com más intenções se esconda na vegetação para surpreender motoristas e pedestres, especialmente nas áreas próximas às esquinas, situações que poderiam inclusive ocultar a aproximação indevida de veículos do outro lado da rua (avanço de sinal, etc).

Jaime Colorado Feb 25, 2015

Que tal "coroa de cristo" ? Além de ter bastante espinhos, ainda não é alta, o que permite aos motoristas do BRT ver se ainda tem algum doido tentando passar no meio dela.

:)

Usuários marcados:

José Henrique Melman Feb 25, 2015

Algo assim mesmo... :)

View all replies (2)

Victor Oliveira Feb 26, 2015

Ótima ideia!

Jaime Colorado Feb 26, 2015

Obrigado. Nunca entendi o porquê da opção pela grade originalmente. Acho que foi a pressa para a Copa.

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Leonardo Novarino Costa Apr 2, 2015

Um canteiro com uma vegetação que impeça que alguém se esconda é uma ótima ideia!

Share