Aumento das linhas hidroviárias

por
Sandro Vales
Sandro Vales | Feb 23, 2015 | em Mobilidade Urbana

O Transporte feito pelas Barcas S/A é muito limitado.  Tem apenas Praça XV X Niterói, Ilha do Governador de Paquetá.  Daria facilmente para ligar para Urca, Flamengo, catete e os outros Bairros colados na Bahia de Guanabara e ainda Caxias, Penha etc.  Com um pouquinho mais de vontade e planejamento, daria para ligar outros bairros da Zona Sul, Barra e Recreio.  

Ágora Rio Feb 24, 2015

Moderation status changed to Closed

Ágora Rio Feb 24, 2015

Status changed to ATRIBUIÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL

Ágora Rio Feb 24, 2015

Moderation status changed to Clear

Ágora Rio Feb 24, 2015

Status changed to No special status

B. Z. Feb 24, 2015

Salvo engano, o transporte hidroviário é uma competência estadual e estamos aqui discutindo o transporte municipal.

Sandro Vales Feb 24, 2015

Tem certeza?

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/...idroviario.html

Dá uma estudadinha.

Solange Carvalho Apr 2, 2015

estamos discutindo mobilidade urbana. Pouco importa a esfera. O beneficiado tem que ser sempre o usuário. 

View all replies (2)

Luis Junior Feb 25, 2015

A Barcas SA é uma concessão do Estado. Acho uma ideia interessante, mas ter uma estação de barca em Botafogo e Flamengo não acho viável, já tem metrô. Acho que trajetos mais longos são mais interessantes. Uma barca ligando o Centro ao Recreio é mais viável, porém, prefiro que o metrô seja expandido.

João Pedro Maya Feb 27, 2015

Acho a ideia execlente, mas realmente temos que fazer alguns ajustes para que 1) não tenhamos uma ideia megagigante que nunca vá sair do papel (conhecemos a burocracia estatal) ou 2) seja restrita a trajetos pequenos que a tornem inviáveis.

Realmente, como disse o jrluis, não vejo tanto ganho assim em ligações entre urca, Flamengo, Botafogo.

Vejo que o transporte hidroviário na Baia de Guanabara está (e sempre foi) subutilizado. É só ver que na baía de HongKong eles possuem 96 linhas (temos que excluir toda uma condição espacial e topográfica deles, mas mesmo assim percebe-se a diferença). No entanto, é de competência do Governo do Estado definir linhas na Baía, então vamos cobrar do Estado.

Ao restringir o projeto (ao invés de sugerir linhas entre São Gonçalo e o Centro do Rio, São Gonçalo/Ilha, Ilha/Niterói, linhas de extremo valor), podemos pensar em linhas no Município do Rio como linhas pela Barra da Tijuca e ligações entre o Fundão e Botafogo ou Centro do Rio.

João Pedro Maya Mar 4, 2015

A proposta do Stephane é bem interessante. Vejam: https://desafioagorario.crowdicity.com/post/85834

 

Usuários marcados:

Secretaria Municipal de Transportes Secretaria Municipal de Transportes Mar 30, 2015

Obrigado pela proposta, Sandro.

A ligação proposta entre a região da Barra e Recreio com o Centro da cidade estará garantida aos usuários de transporte público pelo BRT e Metrô. Em 2016, a linha 4 do Metrô e a continuação do BRT Transoeste estarão prontos, a tempo de atender à demanda dos Jogos Olímpicos e também aos usuários de transporte coletivo. No Jardim Oceânico está prevista a integração direta entre os dois modais, o que reduzirá significativamente o tempo de deslocamento atual. Esta ligação, quando efetivada, deverá diminuir o fluxo de veículos entre a região da Barra e Recreio, tendo em vista que o usuário de carro passará a ter uma opção mais confortável, menos dispendiosa e com ganho de tempo comparativamente em relação ao uso do seu carro. Com relação a proposta aquaviária, estudos preliminares realizados demonstraram que a tarifa a ser implementada e o tempo de deslocamento para uma ligação hidroviária entre o Recreio e o Centro seriam altos, não trazendo portanto benefícios para a maioria dos usuários que se deslocassem entre estas duas centralidades.

 

 

Solange Carvalho Apr 2, 2015

Prezados,

e quanto à novas estações e linhas na Baia de Guanabara? Fundão, Rodoviária, Aeroportos, Praça Mauá, Botafogo, Flamengo?

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share