Taxi só na pista de corredor expresso

por
Tatiana Santos
Tatiana Santos | Feb 23, 2015 | em Mobilidade Urbana

Quem trafega pelas ruas com corredor expresso pode ver como fica quando nas poucas faixas que sobram para os carros, uam fica constantemente parada para os taxis deixarem, buscarem ou esperarem passageiros. Havendo um corredor para taxi e ônibus deveria ser obrigatório o trafego de taxi apenas na pista expressa assim como é com o ônibus.

José Henrique Melman Feb 23, 2015

Os táxis se diferenciam dos ônibus por serem meios de transporte individual. Assim sendo, faz todo sentido que os embarques e desembarques sejam na pista dedicada a transporte individual; o embarque/desembarque de um taxi atrapalhou 1, 2, 10 carros? Possivelmente atrapalhou menos gente que um ônibus que fosse afetado.

Os táxis no Rio já contam com a benesse poder transitar pelas faixas exclusivas quando transportam passageiros, o que nem sempre é permitido, citando uma entrevista de um ex-prefeito de Bogotá:

"A prefeitura [de São Paulo, no caso da entrevista] deve revisar ou não a decisão de permitir que táxis com passageiros utilizem os corredores e faixas?

R: Não se deve permitir os táxis. Pode ser que em algumas situações isso não seja um problema, e teriam de ser estudados os detalhes técnicos, mas, a princípio, nada que provoque a mais mínima demora aos ônibus deve ser permitido. Um táxi leva uma pessoa, e um ônibus pode levar até cem passageiros: o segundo tem direito a cem vezes mais espaço.
Além do mais, em sociedades tão desiguais como as nossas, se damos privilégios aos táxis terminaremos com um sistema onde os ricos têm um táxi com contrato permanente, ou quase permanente." (entrevista completa em http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/1...ir-carros.shtml )

Arlindo Pereira Mar 20, 2015

Cara, a sua proposta é exatamente oposta a fala do Peñalosa (e eu concordo com ele).

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Ágora Rio Apr 2, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share