Piloto para outros VLTs da Cidade: VLTs da Urca e do Leme

por
José Henrique Melman
José Henrique Melman | Feb 23, 2015 | em Mobilidade Urbana

Projeto-piloto para ampliação do uso dos VLT no restante da cidade. Bairros pequenos próximos a metrô, que poderiam ser integrados à rede.

Os bairros do Leme e da Urca estão próximos a estações de metrô (Cardeal Arcoverde e Botafogo, respectivamente), no entanto de certa forma distantes delas para que o metrô sirva como uma verdadeira opção de transporte para sua população.

São bairros pequenos e localizados em extremidades (não são "passagem" para outros ou para o Centro) cuja população atualmente tem incentivos ao uso do carro, por serem servidos por poucas linhas de ônibus e com frequência baixa e trajetos pouco atraentes.

A implantação de VLTs nesses bairros poderia servir como piloto de aumento a capilaridade do transporte de massa (virtualmente toda a população desses bairros estararia a menos de 500 metros de um ponto de parada ferroviário) e servir como estudo de mudanças de comportamento em sua população (venda do [segundo] carro, uso de transporte público com mais frequência, etc) A flexibilidade do VLT permitiria que ele transitasse em certos trechos por calçadas, "cortando caminho" de maneira que ônibus não podem.

Um traçado proposto está nos anexos, o VLT do Leme teria aproximadamente 4,3km e o da Urca 8,5km.

Se o piloto fosse bem sucedido, essa iniciativa poderia ser levada para outros bairros, ex: São Conrado, Grajaú, Barra da Tijuca, Rio das Pedras, Méier, Cachambi...

editado em fev 23, 2015 por José Henrique Melman

Jaime Colorado Feb 27, 2015

Estes bairros realmente são pequenos e conceitualmente turisticos. A ideia é otima com VLT fazendo a integração entre modelos diferentes de transportes. Numa visão de futuro, o VLT circular com este trajeto em duplo sentido, integrando pontos turisticos, bairros residenciais, Metrô, Shoppings e um BRT*

Trajeto:

Estação Botafogo de Metrô, Praia de Botafogo, Av. Lauro Sodré, Av. Princesa Isabel, Av. Atlantica, Rua Gustavo Sampaio, Av Princesa Isabel, Av. Venscelau Brás, Av. Pasteur (Sentido Pão de Açucar, Av. Pasteur (sentido Av. Nações Unidas), ESTAÇÃO BRT TRANSBRASIL*, Praia de Botafogo e fechando novamente na Estação de Botafogo do Metrô.

Tem meu voto!

* Proposta da Estação final da Transbrasil em Botafogo, como descrito nesta ideia:

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/84509

 

Usuários marcados:

Ágora Rio Apr 1, 2015

This idea has been advanced to the next phase

Share