Brites Fontoura Rangel Sep 21, 2014

Sim, sim e sim!!!!!!!

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 21, 2014

Obrigada, Brites.

Carla Crocchi Sep 25, 2014

Incorporo minha ideia de Inhotim Carioca onde possivel e a preservação compativel com a legislação!

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Acho que a ótima ideia do Inhotim CaRioca deve ser encaminhada separadamente para o Ágora.

Isabel Dias Oct 6, 2014

Qual é a ideia do Inhotim Carioca?

Também me interessei pela proposta do Parque Ecológico, mas não há descrição acima, somente link para o blog. Não poderia deixar aqui um resumo?

Obrigada

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Caro Meiroz,

A ideia de Inhotim Carioca é de uma colega que sugere o aproveitamento de parte da APA Marapendi e do Parque Ecológico com projto de esculturas a céu aberto como existe em Minas Gerais. Naturalmente, em trecho sujeito a menos restrições de ocupação que estão previstos no Zoneamento Ambiental. Quanto à sua pergunta sobre o Parque, esclareço que o projeto existe há mais de 50 anos, desde os estudos iniciais que definiram a antiga Reserva Biológica de Jacarepaguá, hoje bastante reduzida e com outras nomenclaturas. O Parque vem sendo implantado gradativamente nos moldes do que a legislação urbana do município prevê. Faltava praticamente apenas o trecho correspondente à enorme área que está ndicada nas postagens do blog.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

E este trecho foi o que o Prefeito e vereadores cortaram, descontinuando o desenho do parque, para que o campo de golfe fosse construído, dentro de um gigantesco projeto imobiliário.

 

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Portanto, a proposta é que o parque não seja cortado, mas, mantido íntegro e implantado efetivamente como previsto na lei que os gestores mudaram em tramitação relâmpago, entre os sinos do Natal e os fogos do Ano Novo. Quase ninguém tem conhecimento. Obrigada. Ab.

View all replies (5)

Isabel Vasconcelos Porto Tostes Sep 25, 2014

SIM ! Que o Parque Ecológico de Marapendi se mantenha íntegro !

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Tomara, Isabel! Vamos divulgar. É um assunto que poucos conhecem. Tive uma surpresa quando soube que o próprio IAB  - que organizou o concurso - achava que a reserva junto à lagoa seria mantida. Uma pena a desinformação geral a respeito, mas é tema complexo, sem dúvida.

Vera Rezende Sep 25, 2014

Proposta necessária para a cidade como,um todo, além da região da Barra da Tijuca. A nossa cidade carece de áreas protegidas de forma efetiva.

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Repito o que disse à Isabel, Vera. Vamos divulgar. É um assunto que poucos conhecem. Tive uma surpresa quando soube que o próprio IAB  - que organizou o concurso - achava que a reserva junto à lagoa seria mantida. Uma pena a desinformação geral a respeito, mas é tema complexo, sem dúvida.

Fábio Costa Sep 25, 2014

Ótima proposta.

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Obrigada, Fábio, Vamos divulgar nas redes sociais? Ab.

Julia Michaels Sep 26, 2014

voto a favor

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Obrigada, Julia. Veja, pf, a resposta para Isabel. Ab.

eduardo guimarães Sep 26, 2014

Sim, territórios como esse são patrimônio carioca sem preço. Além disso, já saímos da década de 70...!

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 26, 2014

Sim, Eduardo, não podemos andar para trás. Infelizmente é o que está acontecendo em muitos aspectos na nossa cidade.

vera sa Sep 26, 2014

Voto pela preservação integral do Parque do Marapendi excluido Campo Golfe!

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Obrigada, Vera. Quanto mis divulgarmos, melhor. Ab.

Camila Garcia Sep 26, 2014

Excelente proposta! O parque do Marapendi não só pode, como DEVE ser preservado!

Andréa Albuquerque G. Redondo Sep 27, 2014

Obrigada, Camila. Quanto mais divulgarmos nas redes sociais e no boca-a-boca, melhor. Ab.

SONIA QUEIROZ Oct 8, 2014

Pela preservação integral do Parque Marapendi, já que este sim seria um legado deixado á população carioca pelos Jogos Olímpicos!!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Obrigada, Sonia. Vamos divulgar! Ab.

Jean Novaes Oct 8, 2014

Prefeito, troque de assessores! Suas informações estão desencontradas! Na área em que pretendem construir o Campo de Golfe nunca funcionou uma "cimenteira" como o Senhor afirma! Houve sim, durante um tempo, uma exploração ilegal de areia naquele local. Apesar disso, a área estava em franca recuperação! A construção do campo de golfe naquele local é um crime bárbaro! A proposta de preservação do Parque é fundamental para a Cidade do Rio de Janeiro. Entre para a história da Cidade como um Prefeito Corajoso e que deixou um verdadeiro legado para as gerações futuras!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Obrigada, Jean Carlos. Sim, este é um desafio ao Prefeito, que poderá mostrar dignidade deixando o parque ecológico íntegro!

Cecilia Herzog Oct 8, 2014

O maior patrimônio da cidade é o ecológico-social. Os remanescentes de ecossistemas de Mata Atalântica que incluem restinga e mangue são essenciais para a qualidade de vida e podem ser um tremendo gerador de renda, que poderia atrair turistas do mundo todo. Essas áreas devem ser protegidas e conservadas, a população deve poder usufruir diretamente sem impactar nos processos e fluxos naturais. Exemplos não faltam. Deveríamos fazer como a Coreia, China e Inglaterra que investiram em parques espetaculares que são um tremendo legado para seus moradores. O "golfe" é um absurdo sobre área arenosa. Deveríamos ter um parque com identidade carioca, que possibilitasse o convívio com a restinga e o mangue, conservando nosso patrimônio natural. A transformação da área em um Parque Ecológico do Rio seria muito oportuno e atraente para os moradores e visitantes. Só para lembrar aqui, a renaturalização de um córrego coberto por um viaduto em Seul atraiu 35 milhões de visitantes em pouco mais de tres anos após a sua inauguração. É uma tremenda oportunidade de entrar no paradigma do século XXI de convívio e respeito pela natureza.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Maravilha, Cecilia! Tomara que o Prefeito aprenda com seus ensinamentos importantes! Ab.

Silma Oct 22, 2014

Não entendo de greens... Mas ouvi de alguém que trabalha nisso que esse green está "chupando" muita água para que a grama atinja padrão olimpico!! Muuuita agua ... 

View all replies (2)

gsilvestre Oct 8, 2014

Parabens pela mobilizacao e proposicao desta excelente ideia. Um parque em sua integra atende muito mais as necessidades do cidadao do que um campo de golfe publico.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Obrigada gsilvestre. Tomara que tantas opiniões sérias e bem embasadas sensibilizem o prefeito do Rio, atual presidente do C40. Ab.

Sociedade Do Bem Ong Oct 8, 2014

A Sociedade do Bem apoia integralmente a proposta e espera vê-la, em breve, sendo discutida aberta e democraticamente com o Sr. Prefeito do Rio de Janeiro que, aliás, já deveria ter feito isso antes.

Fausto Zenini Oct 8, 2014

A Reserva Ambiental de Marapendi não pertence apenas ao Povo da Cidade do Rio de Janeiro, mas se constitui em Patrimônio Nacional!

O Projeto do Campo de Golfe naquela área não atende em nada o interesse público! É uma pena que essa agressão tenha chegado até aqui, sem que o Ministério Público Estadual e Federal não tenham feito nada ou muito pouco. Mesmo assim, temos que ter em mente que é possível recuperar aquela área.

Não podemos cair no conto do vigário daqueles que ficam repetindo que a área já estava degradada ou na falácia de que o Campo de Golfe fará um bem para o meio ambiente!

Isso é uma loucura!

Parabéns pela iniciativa e conte conosco.

Todo cidadão carioca deve, no mínimo, participar e divulgar esse desafio, colocando esta proposta entre as mais votadas.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Obrigada, Fausto. Quanto mais divulgarmos, melhor! Ab.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Peço autorização a todos os que escreveram para reproduzir os comentários no Blog Urbe CaRioca. E a quem puder que divulgue o post de hoje, que foi atualizado com a DICAS PARA VOTAR. Obrigada.

Luiz Francisco Medaglia Oct 8, 2014

A Reserva deve ser preservada! Rio2016 deve adotar postura em favor da Natureza! O mundo está de olho!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 8, 2014

Obrigada, Luiz Francisco. Vamos divulgar e ir em frente. Os votos e comentários estão chegando! Ab.

 

Mila Oct 10, 2014

Essa é a proposta mais importante apresentada aqui. Nos últimos governos não temos visto nenhuma preocupação em preservar as áreas de mata nativa, nesta , que é a região que mais cresce no Rio. Muito pelo contrário, a cada dia vemos as áreas de preservacão ambiental serem diminuídas com base em interesses que não o da população.

Se este programa realmente quer ouvir o que o cidadão pensa deve levar em consideração esta proposta. As áreas de preservação devem ser permanentes e inalteráveis, não podem variar de governo para governo, o interesse da população deve vir em primeiro lugar.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 11, 2014

Fico muito satisfeita com seu apoio - e de todos os que estão passando por aqui para votar e incentivar a divulgação da proposta. Vamos pedir mais votos? Ab.

Jean Novaes Oct 10, 2014

Cara Andrea, de nossa parte, nossos comentários, podem ser utilizados.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 11, 2014

Obrigada, Jean Carlos. Precisamos divulgar mais ainda! Ab.

Fernanda Alfinito Oct 10, 2014

Projeto urgente, urgentíssimo para o Rio de Janeiro! Área à preservar, como estava na lei que foi enterrada. Não é área degradada, está degradada agora, mesmo com flores e gramas. O Parque precisa ser recuperado. Há outras possibilidades para as Olimpíadas e todos sabemos disso. A Prefeitura do Senhor Eduardo Paes não pode continuar com projetos em que prioriza o cimento armado, as ordens de despejo para projetos ocasionais. O Rio precisa de contruções para todos em todas as regiões da cidade.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 11, 2014

Obrigada, Nanda. Vocês têm me incentivado a continuar. Vamos divulgar cada vez mais! Ab.

Silma Oct 11, 2014

Ou aprendemos a respeitar, neste país, nossas regras e leis ou desistimos de democracia e cidadania!!

Se por LEI ou Dec ou similar é uma reserva...É uma reserva! E assim TODOS devem respeitá-la! Cabe ao infrator que começou a degradá-la, recuperá-la! Cabe ao gestor e ao Judiciário aplicar a lei! E não adaptá-la às circunstâncias locais e temporais!

cabe a todos nós proteger a RESERVA!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 12, 2014

Isso mesmo, Silma, obrigada! Já estamos em 5º lugar entre 274 propostas. Vamos divulgar cada vez mais!

Alfredo Piragibe Oct 13, 2014

Já estamos em 3o lugar!!! Bora chegar no 1o!!!!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 13, 2014

Obrigada, Alfredo Piragibe. Vamos em frente!

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Uma boa medida !!! Aprovado !!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 13, 2014

Kersten, obrigada pelo apoio. Quanto mais divulgarmos, melhor. É tema da maior importância e que poucos conhecem. Na medida em que os cariocas tomam conhecimento, a adesão aumenta muito! Ab.

Andreia Santos Oct 14, 2014

Vamos salvar nossas áreas verdes.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 14, 2014

Sim, Xará. Precisamos de muitos votos! Obrigada.

Eden Fontes Oct 14, 2014

Ótima proposta. Parabéns!!!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 14, 2014

Obrigada, Éden. Quanto mais divulgarmos, maior visibilidade. Comentários também são benvindos. Ab.

Jose Reder Oct 15, 2014

Essa ideia é muito boa. O Parque Ecológico Marapendi deve ser conservado em sua integridade. Sem cortes ou recortes. A natureza agradece!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 15, 2014

Obrigada, Jô Reder. Tomara que os nossos gestores públicos se sensibilizem com tantas manifestações em defesa do Parque e do Meio Ambiente. Ab.

eduardo cotrim Oct 16, 2014

Excelente classificação do seu Blog, Andréa: 3° lugar entre 270 propostas?!  É isso mesmo? Favor confirmar. De qualquer forma, se o golfe vingar perdemos todos nessa nossa 'urbe carioca' muitos e muitos pontos... mas caso contrário o mérito pela perseverança será praticamente seu. Parabéns!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 17, 2014

Obrigada, Eduardo Cotrim. Precisamos sensibilizar os gestores públicos para reconhecerem o enorme erro que cometeram e repará-lo, mantendo o Parque e estimulando a recuperação da parte arrasada pelo Campo de Golfe. Ab.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 17, 2014

Cotrim, o mérito já é de todos que apoiam a defesa do Meio Ambiente e da cidade melhor. Vocês. Veja que lista grande aí em cima! Ab.

eduardo cotrim Oct 17, 2014

Não há dúvida, Andréa, mas o Blog tem captado e disponibilizado nformações essenciais! Abs.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 18, 2014

Cotrim, revi o site complicadíssimo e entendi o seguinte. No grupo de propostas (são 3) está em segundo lugar. No geral (322 ideias, agora) está em nono. Vou publicar um post novo no Blog Urbe CaRioca daqui a pouco explicando isto. Peço a você e a todos os que apoiam que divulguem. Ab. 

monica teixeira Oct 17, 2014

Temos que preservar o pouco que resta, eu apoio.

Jean Novaes Oct 21, 2014

Mônica, temos que preserva o que ainda existe, mas podemos recuperar a área. Próximo ao Barra Sul temos um exemplo bem sucedido de recuperação da Restinga de Marapendi. O mesmo poderá ser feito em relação a essa área!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 18, 2014

Obrigada, Monica! Vou publicar um post novo no Blog Urbe CaRioca daqui a pouco. Peço a você e a todos os que apoiam que divulguem. Ab.

Sérgio Ricardo Verde Oct 18, 2014

Eu apoio a preservação do Parque Municipal Ecológico de Marapendi íntegro!!!

 

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 18, 2014

Obrigada, Sérgio Ricardo! Vamos levar a nossa proposta para o Presidente do C40!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Que, por acaso, é o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.

View all replies (2)

Ana Cristina de Lacerda Oct 18, 2014

Como bióloga, professora e cidadã, não tenho como não aprovar e pedir aos meus amigos que participem!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 18, 2014

Obrigada, Ana Cristina. Tomara que muitoa migos seus votem. Alguém aceitaria separar uma parte da encosta do Corcovado, entregá-la a um particular para ser desmatada? Ab.

DIEL Oct 18, 2014

Como morador do Recreio apoio totalmente. Já votei.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Obrigada, Diel. Não havia visto o seu comentário antes. Quanto mais votos, melhor. Ab.

DIEL Oct 22, 2014

Já divulguei bastante as suas, as minhas (...rs) e as ideias dos demais do ágora...hehe

View all replies (2)

Sergio Galvão Oct 18, 2014

Jean, obrigado por me tornar ciente desse violento atentado contra o nosso patrimônio ambiental. Andréa Redondo, Cecília Herzog... que bom, nestas horas, que existem pessoas determinadas e valentes, como vocês!  O mínimo que podemos fazer é apoiá-las.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Obrigada, Sérgio. A cada voto, mais um passo. Ab.

Jean Novaes Oct 21, 2014

Sérgio, a proposta da Dr.a Andréa é uma das melhores nesse Desafio. Na verdade, ela não teria porque existir se nossas autoridades cumprissem a Lei... No entanto, para que tenhamos êxito, é fundamental o apoio popular, ainda que vitualmente apoiando o projeto e as iniciativas em defesa do nosso patrimônio. Ao votar na proposta e nos comentários feitos o "sistema" atribui pontos ao proponente e sua ideia... Ao que parece, a cada voto contrário, curiosamente, são deduzidos dois pontos... Da pra entender? 

View all replies (2)

Jean Novaes Oct 18, 2014

Obrigado, Sérgio Galvão!

Nossa mobilização é motivada e sustentada pelo apoio das pessoas que acreditam no exercício do poder do povo,  pelo povo e para o povo, já que não podemos esperar muita coisa dos nossos representantes políticos...

Jorge Antônio L. Pontes Oct 19, 2014

 Não é apenas preservar o PNM de  Marapendi, mas recuperar ecologicamente área tirada pelo campo de golfe e incorporar a antiga ZPVS da APA ao parque.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Isso mesmo, Jorge. Que a antiga idéia de um parque público contornando a Lagoa de MARAPENDI prevaleça.

Jean Novaes Oct 21, 2014

É verdade Jorge, além de preservar o PNM de Marapendi, a recuperação da área é fundamental. Para tanto, já existe uma mobilização social para esta tarefa. Nosso apoio é total e irrestrito a proposta da Andrea Redondo!

View all replies (2)

Jorge Antônio L. Pontes Oct 19, 2014

Chega de crime ambiental "legalizado" por órgãos ambientais, que deveriam zelar pelo meio ambiente natural.

Jean Novaes Oct 19, 2014

É isso mesmo Jorge Antônio! Exatamente porque queremos um basta, estaremos todos no dia 25/10 às 11:00h na Barra da Tijuca para mais um protesto! Essa manifestação é extremamente importante para que se dê visibilidade à opinião pública! O povo do Rio de Janeiro tem que entender que essa luta é para preservar a natureza, mas também é um duro golpe nos políticos e empresários beneficiados com esse esquemaço! 

Por isso, estamos convocando todos para o próximo Golfe para Quem?

https://www.facebook.com/events/8358364697808...eate=2154751812

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Sim, Jorge, foi um ato vergonhoso, na minha opinião.

Plínio Loures Senna Oct 19, 2014

O Parque é patrimônio da cidade.  Se espera da Prefeitura a sua conservação e melhoria. 

Campo de golfe é no Itanhangá ! 

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Plinio, benvindo. Parece que só os nosos gestores não enxergam o óbvio. Se conseguir mais votos com sua 'rede' batalhadora pelo Meio Ambiente quem sabe chegaremos aos primeiros lugares na votação? A mídia e a Prefeitura terão que se manifestar.

Plínio Loures Senna Oct 20, 2014

Eu achei extremamente complicada esta página.  Muito confusa para mim. 

View all replies (2)

bethcastanheira Oct 19, 2014

É inacreditável como  a Prefeitura pode querer destruir, em pleno século 21, uma das poucas áreas de preservação da Baixada de Jacarepaguá. Vai na contramão das iniciativas que vários países estão fazendo, inclusive. recuperando áreas que já tinham sido agredidas ambientalmente. É nosso patrimônio que está sendo covardemente destruído em nome da especulação e ganância.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Verdade, Beth, é incompreensível. Temos quase 100 votos. Nesse grupo com tema tão especifico, já é um avanço. Quanto mais votos melhor. E, em sistema estranho, comentários meus aprovados aumentam a pontuação, embora eu não saiba para que serve. Ab.

Brvo Oct 19, 2014

Olá. Entendo que a ideia deve ser totalmente postada no site do Desafio e não em outro lugar.

Acho que esta postura vai contra o espírito do projeto que é fazerem circularem as ideias no próprio site.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 19, 2014

Olá, Bravo. Não entendi seu comentário. Estamos no site do Desafio, não? Várias pessoas se queixaram de que o site é confuso.

Brvo Oct 21, 2014

Olá. Desculpe por não ter me feito entender corretamente.

Eu entendo que sua idéia deva ser explicada no local destinado para este fim no site do Desafio. Entendo que colocar um link para remeter o visitante a outro site, foge ao espirito do Desafio, que visa fazer com que os visitantes vejam as idéias propostas passeando pelo site.

Obrigado por sua resposta.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Caro Bravo,

Esse é um tema que estudo há alguns anos, antes mesmo da existência do Blog Urbe CaRioca. No blog existem muitas análises e explicações que justificam a proposta e informam o que há de verdade envolvendo o projeto do Campo de Golfe: entre outras coisas, um gigantesco projeto imobiliário, a finalidade principal, na minha visão e de muitas pessoas. Os posts do blog permitem que se compreenda bem o tema. E, lá mesmo, pus o link para esta página - https://desafioagorario.crowdicity.com/post/62170 - ou seja, o leitor poderá entender e votar se achar que deve. Uma vez na página, poderá passear e conhecer todas as ideias. Penso que fiz uma divulgação importante para o Projto Ágora que ninguém quase conhece. Ab.

View all replies (2)

Gabriela Andrade Oct 21, 2014

Ali não vai ser o campo de golfe das olimpíadas.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Oct 21, 2014

Oi, Andréa. Muito obrigada pela sua ideia!

A construção do Campo de Golfe significa, na verdade, o fim de um dano ambiental que se perpetuava há mais de 20 anos, em uma área abandonada e degradada onde funcionou uma cimenteira. Há uma enorme contrapartida ambiental e um legado para a Cidade do Rio de Janeiro – além da criação de um campo público, haverá a recuperação integral da área com o aumento da vegetação nativa, passando dos atuais 94 mil metros quadrados para mais de 550 mil metros quadrados, além da criação de um viveiro de plantas nativas com mais de 50 mil mudas. 

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

À Secretaria Municipal de Meio Ambiente,

Obrigada pelo comentário, do qual discordo com veemência. Não preciso explicar os motivos porque certamente vocês os conhecem. Essas afirmações são sofismas. Enganarão a muitos, pois o assunto é extremamente complexo. A cimenteira funcionou perto da Avenida das Américas e a parte mais importante da APA é a que fica mais próxima da Lagoa, protegida pela divisão criada por Lucio Costa ao projetar a Via 2, e que foi devastada pela obra do campo onde a vegetação nativa estava resguardada e não degradada. Se quiserem recordar algumas das explicações sugiram que revejam o primeiro artigo do Blog Urbe CaRioca - http://urbecarioca.blogspot.com.br/2012/11/pa...de-golfe-e.html - e vários que estão em EXTRA! SOBREVOANDO O CAMPO DE TODOS OS POSTS. Entre os mais recentes sugiro - GOLFE - PARA NÃO ESMAGAR A RESERVA AMBIENTAL, HÁ ALTERNATIVA neste link http://urbecarioca.blogspot.com.br/2014/09/go...ar-reserva.html e O GOLFE, O ARTIGO, A RÉPLICA E A TRÉPLICA  neste link http://urbecarioca.blogspot.com.br/2014/09/o-...e-treplica.html 

Ab. Andréa Redondo / Blog Urbe CaRioca

 

Urbe CaRioca CaRioca Oct 23, 2014

O blog Urbe CaRioca aprova a proposta de preservação do Parque Ecológico Marapendi em sua total extensão, conforme previsto há décadas. Não é concebível em pleno Século XXI e na cidade que abrigou a "The United Nations Conference on Environment and Development"  -  a Conferência Rio 92 - ocorra uma ação predadora da natureza em já já ecologicamente protegida, ainda com prejuízos incalculáveis do ponto de vista urbanístico, sem esquecermos as manobras legais questionáveis que possibilitaram a modificação do zonemanto ambiental da área, e o cancelamento de uma avenida importante, uma Via Parque desenhada no Plano Piloto Lucio Costa exatamente para resguardar a vegetação de restinga naquele trecho da Zona Oeste do Rio. 

Mila Oct 22, 2014

Legado? Permitir a construção de um condomínio com prédios acima do gabarito da região? Um campo de golfe ao invés de uma reserva preservada? Deviam repensar esses conceitos

Jean Novaes Oct 22, 2014

O maior legado que o projeto do Campo de Golfe está deixando para o Rio de Janeiro é ter impulsionado cidadãos e cidadãs em uma mobilização raramente vista.  A cada dia, mais e mais pessoas estão se jconscientizando deste absurdo e se juntado à causa.

Sheila Castello Nov 7, 2014

Prezados! Não somos tolos. Queremos a manutenção da área preservada integralmente. Queremos ainda o respeito as leis. Se estava degradada, que recuperem. Essa é a função dos administradores públicos. 

Sarah Miranda Nov 7, 2014

Rebaixei esse comentário e nada aconteceu depois do meu voto. Muito estranho. Está muito claro que há um esforço dos intere$$ados na construção do Campo de Golfe em desqualificar uma idéia óbvia e a única aceitável para Marapendi: a preservação da Reserva!!! É muito fácil para quem não mora lá, ou só pensa no que suas ações farão pelo próprio umbigo, votar contra a autora da idéia e contra a idéia em si. Uma pena, seria mais digno ver a Prefeitura assumir seus erros e salvar nossa Natureza enquanto há tempo, do que vê-la insistir na depredação do nosso Rio por intere$$e$ injustificáveis. Ainda bem que há pessoas como esta autora da idéia e seus apoiadores, batalhando, eticamente, pelo que é certo. Parabéns Andréa, gostaria um dia de conhecê-la pessoalmente!!! Que Deus nos proteja do horror que estão fazendo com nossa Reserva, pois, infelizmente com a proteção do nosso Prefeito e Prefeitura não podemos contar. Aqueles que deveriam nos salvar viraram nossos algozes!!!

View all replies (6)

vera sa Oct 21, 2014

Os danos ambientais em sendo aumentados significativamente com a ocupação da área.

O site do desafio Ágora é muito complexa e de dificil entendimento. Espero que as manifestações de todos os que votam e comentam sejam ouvidas e que juntos, como povo carioca possamos zelar pela preservação do 

Parque Municipal Ecológico de Marapendi íntegro.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Sim, tomara, Vera. Precisamos manter a propsta entre as primeiras, único modo de esperar alguma manifestação das autoridades. Sabia que aprovar meus comentários acrescenta pontos? Esquisito, mas é assim. Por isso há pessoas com tantos pontos. Deve haver um exército 'curtindo'! Ab.

Silma Oct 21, 2014

Bem ... Vou tentar outra vez... Não sei se meu comentário anterior "pegou" e como a iniciativa do desfio pode ser inspiradora... Mas também equivocada ou direcionada seguem reflexões. Se lhes interessam...

o site é de difícil manuseio...um pequeno exemplo...a um dos gerenciadores... Experimente ser a favor ou contra... Esbarre em uma das pequenas mãozinhas e tente voltar atrás...

tb não sei se esse comentário pontua a favor ou contra ... O site ou o assunto...

segue tb a citação "Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo Iníciom, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia. 

Salve os gregos! A Natureza! O equilíbrio... A pequena criatura e a Reserva de Marapendi! A democracia!

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Bravo, Silma! Sim, seu comentário 'pegou' e é uma beleza. Aula que, espero, os administradores aproveitem. Você poderia aprovar meus comentários? Serva para alguma coisa neste site complexo...

Seu comentário é ao mesmo tempo racional e poesia na Ágora!

Ab.

Jean Novaes Oct 21, 2014

A construção do Campo de Golfe significa, na verdade, o extermínio da natureza.

Pouco antes do início das obras, estivemos na área e verificamos uma natureza em franca recuperação.

Não é verdadeira a afirmativa de que existia um dano ambiental que se perpetuava há mais de 20 anos, em uma área abandonada e degradada onde funcionou uma cimenteira!

A afirmativa da Secretaria de Meio Ambiente, curiosamente, contradiz os pareceres técnicos dos biólogos da própria Prefeitura!

Não há na construção do campo de golfe qualquer contrapartida séria para a Cidade do Rio de Janeiro, especialmente, levando-se em consideração as vantagens econômicas absurdas concedidas à iniciativa particular.

O Campo de Golfe não será público, mas apenas o seu acesso! Ou seja, qualquer membro da patuleia poderá entrar para contemplar, mas não para exercitar o nobre esporte.

A proposta de preservação da Restinga de Marapendi nada mais é do que cumprir a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e a Lei da Mata Atlântica, coisas que, infelizmente, o Município do Rio de Janeiro não fez questão de observar.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Isso mesmo Jean Carlos. A verdade e não sofismas. No fundo, no fundo, eles devem concordar. Sabem perfeitamente a grande manobra que é o projeto, uma transação imobiliária travestida de esporte olímpico na cidade onde "Tudo é pra Olimpíada".

Isab Oct 21, 2014

Ótima iniciativa.

Andréa Albuquerque G. Redondo Oct 21, 2014

Obrigada, Isabela. Vamos divulgar?

Ab.