Programa Plazas Cariocas: criação de projeto piloto na Tijuca

Transformar a esquina das ruas General Canabarro e São Francisco Xavier (em frente ao Colégio Militar) criando um plaza para pedestres.

Explicando melhor

O ITDP Brasil sugere replicar a experiência do programa de Plazas de New York com o programa Plazas Cariocas. Assim, será possível transformar ruas e áreas subutilizadas em espaços de convivência, retomando as ruas dos carros e devolvendo-as para os cariocas. 

A primeira intervenção seria no bairro da Tijuca, com uma interseção redesenhada para priorizar o pedestre, aumentar sua segurança e criar um novo espaço de convivência. A esquina da rua General Canabarro com a rua São Francisco Xavier é um cruzamento na frente do Colégio Militar, com bastante movimento de pedestres e um comércio de rua ativo. O cruzamento pode ser estreitado, tirando o estacionamento do lado esquerdo e incorporando espaco para as ônibus e vans escolares pararem, facilitando o embarque e desembarque de alunos. Depois de um período de avaliação do plaza criado de forma temporário, a Prefeitura pode decidir por sua implementação permanente. 

editado em out 17, 2014 por ITDP Brasil

Marcel Peres Oct 21, 2014

Interessante, poderia dar certo e reformularia todo o local.

Leonardo Valente Oct 21, 2014

Muito bom !!! Eu integraria esse projeto com todo o traçado da Transcarioca que envergonha o suburbio carioca com sua desurbanização !!! Tem muitas esquinas abandonadas que poderiam servir ao propósito, inclusive as desapropriações parciais que não tem qualquer destinação hoje.

Ágora Rio Nov 10, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Ágora Rio Nov 17, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Share