Padronização urbanística da Cidade

É nitido ao carioca que o urbanismo aplicado dentro da cidade é diferentes entre seus bairros. A proposta é de equalização da cidade.

Explicando melhor

Ruas bem asfaltadas, calçadas largas e bem definidas, arvores e canteiros de plantas cuidados, praças, espaços urbanos, mobiliário urbano, isto deveria ser padrão em uma cidade, mas o que se vê no Rio de Janeiro são regiões muito melhor cuidadas do que outras. Dentro da Zona Norte por exemplo, a diferença entre Ramos e Tijuca é gritante. Até mesmo o padrão de atuação do poder público é diferente, com ações da SEOP e SMO diferenciadas pela região.

O legado esperado para a cidade é que o Rio de Janeiro seja vista como uma unica cidade, e não como cidades com padrões urbanisticos, leis e fiscalizações diferentes em cada bairro.

Deve ser estabelecido o patamar mínimo de qualidade urbana e todos os bairros devem ser adequados a estes patamares mínimos, e não vivermos na lei do "alguns são mais iguais que outros".

 

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Entendo que já exista regulação para isso.

O problema é a falta de fiscalização, principalmente nas comunidades carentes. Olhe como ficou desfigurado o projeto urbanistico no entorno da Linha Amarela !!!

123 ABC Oct 14, 2014

Lei não é o bastante para garantir isto, infelizmente, a proposta é que a Prefeitura siga a legislação garantindo isonomia entre os bairros da cidade garantindo calçadas, ruas asfaltadas, mobiliario uurbano de forma uniforme na cidade e não fingindo que a cidade é só a zona sul.

Usuários marcados:

Rafa Oct 15, 2014

Tem eleição para Prefeito em 2016, dá tempo de vc se candidatar...

Marcel Peres Oct 15, 2014

Muito difícil, cada local tem seu jeito de organização. 

Share