Cestos Ecológicos de bueiros para evitar enchentes

Instalar nos bueiros da cidade os cestos ecológicos já instalados em alguns bairros.

Explicando melhor

Tomei conhecimento do equipamento Cestos Ecológicos pela imprensa (Tv Record, Revista Veja, e Jornal O Globo) e Projeto Rio+, e sugiro que os cestos ecológicos sejam instalados em todos os bueiros da cidade, pois entendo que os mesmos servem como um agente de prevenção da poluição dos rios, lagoas e principalmente da Baia de Guanabara uma vez que estes retem o lixo carreado para esses efluentes e afluentes.

O volume de lixo coletado pelo Cesto Ecoógico, além de evitar o entupimento das galerias de aguas pluviais e alagamento das ruas, deixará de ser depositado na Baia de Guanabara, facilitando a despoluição de material sólido da mesma.

Dilson Ramos Sep 22, 2014

excelente  ideia  , a  COMLURB ,  bem   que   poderia   pegar   esta   edeia    e  colocar   em  pratica!

Luiz Eduardo Kersten Sep 22, 2014

Pois é Dilson, precisamos divulgar para que seja implantado em todos os bueiros da cidade.

Brites Fontoura Rangel Sep 22, 2014

Pelo visto já está em prática, ainda de forma insipiente. Resta expandir seu uso para o restante da cidade, desde que a experiência tenha dado certo...

Luiz Eduardo Kersten Sep 22, 2014

Precisamos mesmo expandir sim Brites. Tenho conhecimento de que foi um sucesso, basta ver a reportagem que saiu na Tv Record com o título Cestos Ecológicos. Tenho notícia de que em Petrópolis também usa com muito sucesso.

Luiz Eduardo Kersten Sep 22, 2014

Segundo estudo com base em dados do próprio município (total de bueiros e galerias pluviais), seu uso pode evitar que quase 4 toneladas de lixo por dia cheguem a Baía de Guanabara. Baratíssimo (mais barato que uma lixeira de poste), e de fácil manutenção, feita pelos próprios garis. Precisa ser colocado em todos os bueiros a cidade, antes das olimpíadas.

Daniele Ornelas Oct 13, 2014

Caramba quanto lixo hein !! Tomara que Vocês possam usar na ciadade toda né?

Brites Fontoura Rangel Sep 23, 2014

Seria bom instalar nas grelhas da r. Almte. Alexandrino, onde há muitas árvores...

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Com certeza Brites. Em todos os locais arborizados, será uma solução para os alagamentos. Agora se colocarem na cidade toda, serão 4 toneladas de lixo sólido que deixarão de ir para a Baía da Guanabra todos os dias. Olhei um mapeamento dos bueiros da cidade com as suas respectivas galerias e fazendo as contas do total de bueiros vezes o tamanho do Cesto Ecologíco, chegou-se a este número impressionante de lixo que desce pelos bueiros para a Baía de Guanabara todo dia.

Vamos torcer para chegar no topo das mais 10 votadas. Peça por favor a seus amigos para votarem.

Patrícia Costa Sep 23, 2014

Também acho uma ótima solução para o lixo que fica no chão e acaba sendo carregado pela chuva para os ralos ! Aliás, poderiam pensar em algo para evitar esse lixo em sacolas espalhado pelo chão também...

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Olá Petricia já tenho uma ideia que ajudará a resolver este probleminha. Elaserá colocada no momento oportuno.

Patrícia Costa Sep 25, 2014

Fiquei curiosa... Não pode adiantar nada ?

Patrícia Costa Sep 25, 2014

Notícia de primeira mão... rsrs

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Pode ter certeza que antes de postar eu lhe aviso para ser uma das primeiras a ver e se gostar votar também.

Obrigado pela sua atenção !!

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Oi Sra. Patricia, sua curiosidade esta prestes a terminar. Ainda esta semana vou postar minha nova ideia já em fase de testes e com registro de Patente no INPI. Tenho certeza que ira adorar. aguarde só mais uns dias !!!

Obrigado pelo suporte a nosso projeto!

View all replies (5)

Patrícia Costa Sep 23, 2014

Parece que isso já havia sido escolhido em outro concurso para ser executado. Alguém tem idéia de quando ?

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Foi no Rio+  Este conceito ficou entre os três mais votados, pela população que sugeriu ser adotado em toda a cidade como ajuda para os alagamentos Patrícia.

Na verdade ainda não perceberam que além deste ponto, ele ajudará e muito na despoluição da Baía de Guanabara pois evitará que o lixo continue indo para os rios lagoas e finalmente Baía de Guanabara. acho que este pode ser um dos maiores legados deste investimento.

MicheleZ Oct 7, 2014

Eu vi algo desse concurso na revista Veja. Saiu uma reportagem bem legal.

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Ficou entre os conceitos mais votados no Rio+.

Por isso saiu na reportagem da revista Veja.

Obrigado.

View all replies (3)

henrique nunes Sep 23, 2014

Eu vi essa idéia em funcionamento na Tijuca e todos elogiaram...

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Pois é Henrique a Tijuca foi a primeira área de testes por ser muito arborizada. O equipamento passou com louvor, demostrando inclusive sua facilidade de limpeza pelos garis que fazem a varrição diária. 

Felipe Goes Sep 23, 2014

Acho que nas ruas que tem feiras também usam. É útil por conta da sujeira que descia pelos bueiros e agora é só abrir a grelha e virar o cesto no carrinho da Comlurb ! Bacana, né ?

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Felipe as feiras livres foram o segundo termometro do Cesto Ecológico, pois o mau cheiro dos resíduos que ficavam aderidos a rede pluvial, incomodava muito aos moradores. Agora como os detritos ficam nos cestos que são limpos ao final da feira, o mau cheiro acabou, pois a galeria não recebe mais resíduos em quantidade suficiente para ficrem ali retidos.

André Gomez Sep 23, 2014

Muito legal ! A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa !!!

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Pois é André, precisamos compartilhar a ideia com nosso amigos, para eles votarem pela adoção em toda a cidade. Já pensou que maravilha ser o primeiro muncípio a contar com um programa de despoluição da nossa Baía de Guanabara ? !!!

Motivo de orgulho para nós Cariocas fazendo escola mais uma vez para o resto do Estado e do País !!!

Érica Juliana Ribeiro Sep 23, 2014

Sou de Jacarepaguá e espero ansiosa pela instalação no meu bairro. Parece que podemos ter esperança !

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Oi Érica só depende de nós votarmos o suficiente para que todos os bairros da cidade sejam conteplados. Até porque o investimento é pequeno em relação aos benefícios que trará para todos nós.

Vamos torcer e lutar por essa ideia !!!

Thiago Sep 23, 2014

Parabéns Prefeito, boa idéia ...! 

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Também sou muito grato ao Prefeito Eduardo Paes e a sua equipe da Seconserva que abraçaram o teste da ideia.

Espero que consigamos ampliar !

Secretaria de Conservação e Serviços Públicos Sep 23, 2014

Prezados, é com muito orgulho que recebemos todos esses comentários sobre um projeto nosso que foi testado de 2009 à 2012, obtendo alto índice de aprovação por todos os que conheceram.

Daniele Ornelas Oct 13, 2014

Parabéns pela iniciativa !

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Realmente Sra. Daniela temos que dar parabéns a iniciativa dos responsáveis pela colocação do do projeto em prática aqui no Rio de Janeiro.

Obrigado.

View all replies (2)

Secretaria de Conservação e Serviços Públicos Sep 23, 2014

Atualmente temos 250 equipamentos instalados nas ruas mais aborizadas da Grande Tijuca e outros 3500 em ruas que recebem feiras livres em toda a cidade.

Angela Nessel Oct 14, 2014

Tomara que chegue logo na Rua Uruguai !!

Valeu a iniciativa seconserva !

Fábio Costa Sep 23, 2014

Ótima ideia. Parabéns.

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Olá Fabio vamos mostrar nosso projeto para amigos e familiares conhecerem também e poderem colaborar conosco dando seus votos.

Roberto Raposo Sep 23, 2014

Ótima idéia, mas precisa ser pensada em conjunto com a educação ambiental visando à redução de geracao e ao descarte adequado do lixo.

Luiz Eduardo Kersten Sep 23, 2014

Oi Roberto você está certíssimo. Para ter uma idéia, este conceito além de ecologicamente correto pois é feito com plástico reciclado e por isso novamente reciclável, favorece aos catadores de material das cooperativas de papel, plástico, alumínio e todos os outros materias que vão para os bueiros e diretamente para os rios, lagoas e finalmente Baía de Guanabara. Para termos uma ideia, as provas naúticas das olimpiadas poderão enfrentar problemas por conta do lixo acumulado na Baía de Guanabara, apesar do grande esforço que já é feito pela Prefeitura. Este equipamento pode ajudar muito a melhorar este grande desafio do nosso Prefeito. Vamos torcer e brigar juntos pela ideia. 

Fernanda Kersten Sep 23, 2014

Acho uma ideia sensacional principalmente por ser uma forma de contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara que é tão linda, mas ainda esta sem soluções que evitem as causas da sua poluição como esse lixo todo dos bueiros que acaba indo para ela. Tomara que de certo. 

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Valeu Fernanda !

Beatriz Novaes Sep 24, 2014

Excelente ideia ,deve ser expandido para o resto da Cidade.Com certeza além de contribuir com a despoluição,facitita o serviço dos lixeiros.

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Oi Beatriz realmente além da despoluição e da ajuda para diminuir os alagamentos, ele facilita o trabalho de limpeza das galerias sem o uso de equipamento caríssimo chamado de Vacc All, economizando recursos públicos e valorizando ainda mais o trabalho de nossos Garis. Além disso tudo, ainda aprisiona os ratos no interior das galerias, que ficam impedidos de sair para buscar comida do lado de fora. Isto também serve para contribuir como tratamento de zoonoses, como Leptospirose de Toxoplasmose. Vamos batalhar pela implementação da ideia em toda a cidade Também como como legado dos Jogos de 2016 para nós Cariocas !!

Luis Alexandre Sep 24, 2014

Ideia muito boa. Melhor prevenir os entupimentos nos dias de chuva.

 

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Oi Alexandre. Realmente ajudar a prevenir os entupimentos dos bueiros nos dias de chuvas.

É bom contarmos com seu voto pois ajudará a firmar a ideia como conceito de legado para a cidade a nossa Cidade Maravilhosa.

Eduardo Aguiar Sep 24, 2014

Não tenho dúvida que a idéia é boa, pois já foi exaustivamente testada e aprovada. Ajuda na logística de prevenção de enchentes e é barato.

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

A determinação é o maior responsável pela colocação do projeto em execução.

Patrícia Costa Sep 24, 2014

Não podemos deixar passar esta oportunidade, votem muuuuuuuito ! Estou certa que esse projeto será implementado, pois é muito importante para nossa cidade.

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Além de ajudar a evitar e muito a poluição da Baía de Guanabara.

Algumas toneladas de lixo deixarão de ir para lá se o Cesto Ecológico for utilizado em todos os bueiros da cidade.

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Obrigado Sra. Patricia realmente essa é uma grande chance de resgatar un dos nosso marcos que é a Baía de Guanabara.

Obrigado mais uma vez.

View all replies (2)

Guilherme Costa Sep 24, 2014

Show de bola esse lance aí !

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Muito obrigado.

Guilherme Aguiar Sep 24, 2014

Muito bom ! Quando este equipamento estará em todos os ralos da cidade ?

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Olá Guigacel, infelizmente ainda não. Mas acho que se pedrmos aos amigos para votarem nós consegiremos estender para toda a cidade, dada sua facilidade de limpeza, utilidade e baixo custo.

Sandra Rodrigues Sep 24, 2014

Que legal, tanta gente envolvida e preocupada com nosso maior tesouro que é esta cidade. Parabén a Prefeitura pela iniciativa, à Secretaria de Conservação pelo Projeto e a todos que estão dando um show de cidadania !!!

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Pois é Sandra precisamos reconhecer o super trabalho da Conservação na pessoa dos técnicos e do Ilmo. Sr. Secretário que soube ousar quando necessário teve visão e acreditou nesse projeto tão amplo e pioneiro.

Nós Cariocas devemos realmente elogiar o trabalho dessa Secretária.

Sandra Rodrigues Sep 25, 2014

Estão de parabéns !

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Muito obrigado pelo incentivo.

View all replies (3)

Amanda Galvão Sep 24, 2014

Oba ! A Zona Oeste merece este carinho também.

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Olá Amanda, com certeza precisamos lutar para chegar a Zona Oeste também. ajudará e muito o problema dos alagamentos, ratos e poluição da Baía.

Fátima Rodrigues Sep 24, 2014

Pensando em lixo descartado em local inadequado, além de ótimas idéias como esta, devemos atingir o público com programas educativos, pois quem provoca as enchentes são os porquinhos...

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Concordo com você Fátima.  Este projeto servirá como exemplo quando forem anunciadas as toneladas de lixo recolhidas dos bueiros com o Cesto Ecológico. Além disso, este lixo recolhido poderá ser devidamente descartado no local adequado, e não na Baía através de rios corregos e lagoas. Poderá ainda ser devidamente peneirado pelos catadores das cooperativas para fazer a reciclagem do material que estará dísponível para esse fim no meio do lixo retido pelo Cesto Ecológico.

Finalizando o Cesto Ecológico é reciclável e fabricado com material reclicado. Legal né ? !!

Roberta Galvão Sep 24, 2014

Mandou bem hein Prefeito !

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Precisamos votar para ele poder aceitar bem essa ideia e ter nosso apoio para implementa-la.

Certamente com a grande visão que ele tem e com nosso apoio ele adotará em toda a nossa Cidade pois ficará na história também como o primeiro Prefeito a adotar um programa autonomo de despoluição da Baía de Guanabara. 

Roberta Galvão Sep 24, 2014

Aprovado !

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Obrigado pelo suporte ao projeto !

Leri Branco Sep 24, 2014

Li todos os comentários e o mais interessante é que, além de conter o lixo de ir para as galerias, o produto também mantém os ratos presos no ralo. Que maravilha !

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Pois é Leri, ajuda a combater a infestação de ratos que transmitem tantas doenças como a Toxosoplasmose e Leptospirose. Doenças seríssimas que matam em apenas algumas horas.

Vamos brigar pela ideia votando junto com os amigos.

Leri Branco Sep 25, 2014

Contem comigo. Abraços

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Obrigado Sr. Leri seu apoio é muito importante !

View all replies (3)

Carol Lemos Sep 24, 2014

Enchentes nunca mais ! Será ?

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Pode ser amigo, pode ser. Basta que seja adotado em todos os bueiros. Além disso ajudará muito a combater a poluição da nossa linda Baía de Guanabara.

Vamos torcer e mostrar aos amigos para votarem na ideia.

Carolita Dias Sep 24, 2014

Gente, que máximo ! Porque eu não pensei nisso antes ? rsrs

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Vc vai usufruir dos resultados positivos também. Sua cidade ficara'mais bonita e limpa.

Sua Baía de Guanabara também !

Carolita Dias Sep 24, 2014

É tão simples que chega a ser genial... Espetacular !!!

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Obrigado pelo carinho e por sua empolgação.

Vamos em frente até o final do Desafio juntos!

Carolita Dias Sep 24, 2014

Já está tudo certo para acontecer ?

Eduardo Costa Sep 24, 2014

Tomara que sim ! Vamos torcer...

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Amigo, precisamos comentar com os amigos, para que tomem conhecimento e venham colaborar com votos. Assim conseguiremos impantar em toda a cidade.

Um abraço

Eduardo Costa Sep 25, 2014

Beleza, farei isso ! Abs

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Oi Carolita, ainda não esta certo. Precisamos passar da fase atual para a colocação em toda a cidade. Este será o primeiro programa de despoluição da Baía de Guanabara, que tratará o problema na sua origem, que é a contaminação dos bueiros pelo lixo que acaba desaguando na Baía. Hoje contamos com as barreiras ecologicas mas estas, não evitam o problema na sua origem que é o bueiro da rua.

O Cesto Ecológico além de evitar o entupimento dos ralos, das galerias e das ruas, impede que este lixo (algo em torno de 4 toneladas ao dia) chegue a nossa Baía de Guanabara. E de forma bem simples pois é mais barato que a lixeirinha do poste (que também tem sua utilidade). Além disso tudo é limpo pelos nossos valorosos Garis sem uso de equipamentos caríssimos.

Carolita Dias Sep 24, 2014

Muito obrigada. Vou comentar com meus amigos e chamá-los para votar !

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Valeu Carolita !!!

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Carolita estamos aqui trabalhando a ideia para que ela seja implantada em toda a cidade. Para isso acontecer, precisamos mostrar nossa vontade neste desafio.

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Estamos trabalhando. Espero que tenhamos essa chance.

Ficarei muito feliz com todos os resultados. Principalmente de ter tido a chance de comtribuír para melhorar a nossa Cidade Maravilhosa !

Obrigado pelo apoio.

View all replies (8)

João Carlos Sep 24, 2014

Basta pensar que o lixo do chão vai para o bueiro, que desemboca no rio, que deságua no mar... #Cesto Ecológico já !

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Taí um ótimo bordão para o Cesto Ecológico !!

João Rocha Sep 25, 2014

Adorei a ideia...Qual o motivo de não ser replicado em todos os bueiros da cidade, se a ideia é de 2009. alguem saberia me dizer?

Luti Guedes Oct 2, 2014

Secretaria de Conservação?

Luiz Eduardo Kersten Sep 25, 2014

OI João Pedro. Antes de mais nada te dou os parabéns por suas ideias e adianto que votarei em todas já já. Tenho uma grande preocupação com essa questão da mobilidade urbana também, e acho louvavél a ideia da doação de material esportivo. Só este tipo de incentivo ao esporte acaba levando o joven a se instruir melhor. Com esta atitude podemos apresentar um caminho melhor para eles.

Quanto aos nosso Cestos Ecológicos peço sua ajuda para que seus amigos e conhecidos nos apoiem votando também, pois precisamos mostrar o quanto este pequeno objeto de material reciclado pode fazer por nosso meio ambiente. Veja que com a sua aplicação em todos os bueiros da cidade, evitaremos que aproximadamente 4 toneladas de lixo cheguem a Baia de Guanabara todos os dias. Além disso estamos proporcionando as cooperativas dos catadores, que tenham material reciclavél farto para triagem e reciclagem gerando mais uma  oportunidade e um novo ciclo de negócios, para essas pessoas que tanto precisam.

Obrigado por seu comentário que nos deu a oportunidade de cada vez mais colocar a importância da aplicação integral do projeto em toda a cidade. Um abraço.

Eduardo Costa Sep 25, 2014

No que depender dos cariocas, não tenho dúvida alguma que conseguiremos, pois não há no mundo povo tão apaixonado por sua terra !

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Tomara !!

Eduardo Costa Sep 25, 2014

# Cesto Ecológico já !

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Em todos os bueiros !!!

Eduardo Costa Sep 25, 2014

Apoiado !

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Cesto Ecologico nos porcalhões !!!!

Patrícia Costa Sep 25, 2014

Vamos lá gente ! Vamos votar. O Rio tá no caminho certo...

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Boa Sra.Patricia. Vamos fazer campanha pelo voto ecologico da limpeza da Baía !!

Eduardo Aguiar Sep 25, 2014

# Rio, cidade mais amada do mundo !

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Com o Cesto Ecológico entrará para o Hall das mais cuidadas também !

Guilherme Aguiar Sep 25, 2014

É isso aí... Dá-lhe Rio, dá-lhe meu povo !

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

O povo quer o Cesto Ecologico em todos os bueiros. Basta ver os resultados dos testes nos locais que receberam para teste. Aprovação de 100%.

Abraço

Sandra Rodrigues Sep 25, 2014

As Olimpádas estão chegando...

Luiz Eduardo Kersten Oct 14, 2014

Seria bacana poder ajudar nesse projeto tão grandioso que nosso Prefeito tem trabalhado tanto e em tantas frentes de ação!

Ajudar a limpar a Baía será realmente motivo de grande satisfação, agradecimento ao Prefeito, e logicamente de muito orgulho. Seria a coroação de treze anos de trabalho constante e muito duro em cima da ideia!

Sandra Rodrigues Sep 25, 2014

Este projeto pode ser incluído no conceito de Cidade Inteligente.

Luiz Eduardo Kersten Sep 25, 2014

Oi Sandra que todos te ouçam !!! Acho que legado melhor que ajudar a despoluir a nossa Baía de Guanabara não pode haver. Vejo algumas ideías de transporte alternativo postadas, que usarão as águas da nossa Baía. Mas que apesar de sua genialidade, infelizmente já nascem comprometidas pela poluição que hoje toma conta da nossa Baía. Veja como volta e meia uma das barcas que fazem a travessia para Niterói enguiçam, causando enorme transtornos aos passageiros. Precisamos pedir muito através deste canal, que nosso grande Prefeito que tanto tem feito por nossa cidade adote esse conceito. Ele será o primeiro Governante no Estado a adotar um programa específico e autonomo de combate a poluição de nossa Baía de Guanabara.Quatro toneladas de lixo por dia deixarão de chegar a Baía, com a aplicação do Cesto Ecológico em todos os bueiros da cidade. Sem dúvida será um  projeto de Cidade Inteligente. Obrigado pelo voto e peço que mostre aos amigos, parentes e conhecidos a importância de votarmos nessa ideia. Vamo que vamo Cariocada !!!! 

Amanda Galvão Sep 25, 2014

Vai rolar sim gente... Nosso Prefeito é competente !

Luiz Eduardo Kersten Sep 25, 2014

OI Amanda obrigado pela confiança e vamos chamar os Cariocas para ajudar na limpeza de nossos rios, lagoas e da nossa Baía de Guanabara. Vamos mostrar para todo o País que sabemos cuidar do que é nosso, e dar um exemplo de cidadania. Será o primeiro passo para concientizar nosso povo para não descartar tanto lixo de forma inadequada. Podemos adotar um painel semanal mostrando a população a quantidade de lixo recolhida dos Cestos Ecológicos, como é feito nas praias. Aos poucos o povo irá se conscientizando do descarte do lixo no local certo.

Vamos votar !!!

Eduardo Costa Sep 25, 2014

O Sr. está envolvido de alguma forma no projeto, a ideia foi sua ?

Luiz Eduardo Kersten Oct 13, 2014

Por favor veja minha resposta adiante.

Obrigado.

View all replies (3)