Ciclovia e Ciclofaixa ligando estações BikeRio

Ciclovia e Ciclofaixa ligando estações BikeRio na Tijuca, Centro e Z. Sul

Explicando melhor

O BikeRio é um projeto muito bacana e muito utilizado pelos cariocas - não é à toa que está sendo expandido para Tijuca. Entretanto, é preciso criar vias exclusivas para ciclistas que garantam a segurança para que o mesmo possa se deslocar na cidade, principalmente no Centro - como Av. Presidente Vargas. O ideal é interligar as estações, para que o ciclista possa chegar nas principais regiões da cidade em segurança.


Para entender melhor:


Ciclovia:


É um espaço segregado para bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. 


Ciclofaixa:


É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz.

editado em set 16, 2014 por Clarissa Mello

JOÃO LUIZ FERREIRA COSTA Sep 16, 2014

Ezcelente ideia zonjugando saude e mobilidade urbana

Gustavo Américo Sep 16, 2014

Atualmente existe um monopólio nesse serviço e isso deve ser extinto com incentivos para outras empresas.

Clarissa Mello Sep 18, 2014

De qualquer forma, Gustavo, você não acha que é fundamental um espaço só para as bikes?! Obrigada!

Usuários marcados:

Gustavo Américo Sep 18, 2014

Concordo plenamente com você.  Meu intuito ao comentar foi destaca a situação do controle desse serviço por uma única empresa, quando há algum problema no sistema todos, ou quase todos, os usuários ficam sem opção semelhante, a mobilidade, através das bicicletas, cresce de forma lenta e em regiões seletivas esses pontos devem ser tratados juntos com a questão do aumento da malha cicloviaria porque é provável que o Itaú não consiga ou não tenha interesse em acompanha toda a expansão.

View all replies (2)

Paula Fiorito Sep 16, 2014

A ideia é importante, necessária e urgente!! 

Paula Fiorito Sep 16, 2014

corrigindo: a ideia é importante, necessária e urgente!!!

Clarissa Mello Sep 18, 2014

Isso, Paula!! Também acho!!! Que tal divulgar pros seus amigos?

Obrigada!!!

Clarissa Mello Sep 16, 2014

rs ALÔ, MODERADOR! Exclui o comentário, por favor? A usuária escreveu por engano. :(

Paula Fiorito Sep 16, 2014

A ideia é importante, necessária e urgente.

View all replies (4)

Paula Fiorito Sep 16, 2014

A ideia é importante, necessária e urgente! 

Bruno Moura Sep 16, 2014

Excelente ideia! Ciclofaixa são mais do que necessárias, e se priorizar o trajeto entre as "Bike Rio"s, faz todo o sentido.

 

Clarissa Mello Sep 18, 2014

Bruno, imagina poder todo dia ir ao cinema na Z. Sul de bike de forma segura? Divulgue nossa ideia!

Usuários marcados:

Tiana Ellwanger Sep 16, 2014

Boa!! É muito importante ter ciclovias e ciclofaixas ligando a orla ao Centro e à Lapa, por exemplo. Na Lapa, muita gente usa bicileta, mas acabam se exposndo porque não há ciclovias. São Paulo está dando um banho no Rio nesse sentido. Vamos mudar isso. Ciclovias e ciclofaixas ligando as estações do BikeRio! 

 

Clarissa Mello Sep 18, 2014

Tiana, obrigada pela contribuição. Vamos divulgar nossa ideia! :)

Usuários marcados:

Artur Ferreira Sep 19, 2014

Boa ideia!

Clarissa Mello Sep 22, 2014

Divulga pros seus amigos!!! :)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Sep 26, 2014

Obrigado pela sua ideia, Clarissa.

Temos uma boa notícia! Estamos elaborando um projeto para ampliar a malha cicloviária na Tijuca. Ele será implementado já a partir de 2015. A ideia é que as novas rotas cicloviárias e bicicletários na Tijuca estejam interligadas, como alimentadoras, aos transportes de massa. Assim, esperamos facilitar o acesso dos tijucanos tanto ao centro, quanto aos demais bairros da cidade.

Fellipe Miranda Sep 26, 2014

Alguma projeção de quando o projeto vai sair do núcleo Zona Sul/Tijuca/Centro?

Clarissa Mello Oct 13, 2014

Mas e em relação às ciclovias?

Marcos Aurélio Bassolli Alves Oct 17, 2014

Vamos lá prefeitura! Precisamos de ciclofaixas interligando as regiões da cidade e as suas ciclovias. Agora, não basta colocar a ciclofaixa. Precisa também conservá-la, criar pontos para biscicletários seguros e que tal um serviço de "socorrro" ao longo da ciclovia! São Paulo já tem isso!

View all replies (3)

Luciana Barcellos Oct 6, 2014

Ótima ideia! Eu adoraria pegar uma bike para o trabalho, mas não há ciclovias ou ciclofaixas e fico com receio de andar em vias muito movimentadas. Agora, além de ligar as estações BikeRio, também tem que expandir e aumentar os bicicletários pela cidade, sobretudo nos pontos turísticos, museus, centros culturais... porque a maioria só possui estações BikeRio. Mas quem quer pedalar com sua própria bicicleta não encontra lugar para estacionar. Ah, e que tal colocar uma ciclovia por toda a extensão da Presidente Vargas?? Não seria muito bacana???

Clarissa Mello Oct 13, 2014

Luciana, acho uma ótima ideia os bicicletários, que são fundamentais para facilitar o uso da bike. E sonho com o dia em que poderei andar de bike na Presidente Vargas de forma segura, em uma ciclovia devidamente separada e sinalizada, para que seja respeitada pelos motoristas. 

123 ABC Oct 10, 2014

Só não entendi porque esta segregação da cidade dando ideia apenas para Zona Sul, Centro e Tijuca. Achei que plano aqui é dar ideias para a cidade e não que aumentem ainda mais a disparidade entre seus bairros.

 

Clarissa Mello Oct 13, 2014

Hugo, você tem toda a razão. O Rio pode e deve ser uma cidade bike friendly como um todo, sem segregação. A minha ideia foi apenas para aproveiutar as estações já existentes. Elas já estão lá, entretanto, ciruclar entre essas estações não é seguro, pois não é ciclovias/ciclofaixas. Acaba perdendo um pouco o sentido. Como posso, por exemplo, pedalar da Lapa à Prefeitura do Rio se não há uma ciclovia interligando os locais, pela Presidente Vargas ou mesmo por dentro? Acho que uma ideia não exclui a outra. Novas estações e ciclovias podem e devem ser instaladas em toda a cidade. Obrigada pela sua contribuição!

Usuários marcados:

123 ABC Oct 13, 2014

Fiz um proposta que complementa seu plano, pois trata toda a cidade com sua necessidade:

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66870

 

Usuários marcados:

View all replies (2)

carolvieitas Oct 14, 2014

Sensacional a ideia! Nicholas vai amar! No centro do Rio é um perigo andar de bicicleta. Não vejo ciclofaixas. Se tivesse ciclofaixas, eu iria todo dia de bike da praça XV até a Praça Mauá. 

Clarissa Mello Oct 15, 2014

Carol, que bom que vocês curtem a ideia. Vamos divulgar para colocar tudo isso em prática.

Beijos!

Clarissa Mello Oct 15, 2014

Caros, 

vamos divulgar nossa ideia. O prazo está se esgotando. Nossa ideia precisa ficar entre as primeiras para que seja apresentada aos secretários e ao prefeito, e para que possa ser implementada! Imaginem, que bacana, uma ciclovia em toda a extensão da Presidente Vargas? Ou na São Clemente/Voluntários? E na Mém de Sá? Vamos pensar em uma cidade sustentável, e sem trânsito! Divulguem para seus amigos!

 

Obrigada!

RodrigoRJ Oct 15, 2014

Prezada Clarissa, pelo que entendi, a etapa de votação é a etapa chamada "Avaliação Cidadã", ou seja, ainda faltam mais de 20 dias para a votação que de fato vale começar. Entedi errado Ágora Rio?

Usuários marcados:

Clarissa Mello Oct 17, 2014

Entendi errado então? Quando serão apresentadas as ideias?

Usuários marcados:

View all replies (2)

Marcos Aurélio Bassolli Alves Oct 15, 2014

Não precisamos nos atrelar ao serviço Bike Rio (que anda com muitas falhas de manutenção e operacionalidade, falo isso porque sou usuário). Precisamos de ampliar as ciclovias e PRINCIPALMENTE interligá-las e as regiões da cidade POR MEIO DE CICLOFAIXAS.

Vejam o abaixo assinado http://www.change.org/p/prefeitura-da-cidade-...ification#share

RodrigoRJ Oct 15, 2014

O serviço Bike Rio é muito bom...  Quando funciona! "Tento" usá-lo todos os dias.

Clarissa Mello Oct 17, 2014

Pois é... nem sempre rola.

Clarissa Mello Oct 17, 2014

Marcos, não precisamos, mas faria mais sentido a existência das bikes. Se h[a o serviço, é preciso que os usuários se sintam seguros para usar. Eu não tenho bike, não tenho como colocar no meu prédio :( mas sou muito usuária do Bike Rio! E as ciclovias servem para todos! Vou assinar seu abaixo-assinado!!! Muito bacana!

View all replies (3)

Marcos Aurélio Bassolli Alves Oct 15, 2014

Também não entendo porque o serviço Bike Rio custa R$ 10,00 por mês e em SP custa R$ 10,00 POR ANO! 

Marcos Aurélio Bassolli Alves Oct 15, 2014

Ciclofaixas interligando as ciclovias e as regiões da cidade permitiriam uma maior mobilidade urbana de forma sustentável!

Clarissa Mello Oct 17, 2014

Meu sonho!

DIEL Oct 16, 2014

Clarissa apoio sua ideia totalmente. O ideal seria abranger toda a cidade mais um conseguimos isso. As coisas no Brasil demandam mais tempo porque somos gigante em tudo. Em Amsterdam mesmo sendo pequena levou um tempo para que toda a cidade se tornasse a cidade das bikes. Penso que os 100% de abrangência seja alcançado nos bairros de maior densidade e densamento populacional uma vez que o espaço por metro quadrado seja mais disputado portanto impossibilitando todos adotarem carro como principal modal de transporte. O problema da mobilidade está influenciando nas relações sociais. A distância e a falta de mobilidade está fazendo com que pessoas desistam de relações afetivas, de propostas de trabalho e de frequentar universidades. Professores e médicos estão desistindo de prestar os serviços mais desejados pela população que é saúde e educação pelo problema da mobilidade.

Por isso minhas ideias se concentram em mobilidade, saúde, educação e sustentabilidade com sugestões para todas as regiões da cidade.

Sugeri a conexão das ciclovias das cortadas por montanhas, aumento drástico das vagas para bikes nas estações de metrô, trens e BRTs, calçadas de primeiro mundo para melhorar a mobilidade de pedestres, outros trajetos de BRTs que acabam com as cenas horríveis de nossa cidade com motoristas parando ônibus na 2ªa faixa, nao parando para embarque e desembarque, ultrapassagens perigosas, alta velocidade, discussões, piso alto dificultando acesso ao ônibus, câmbio manual incentivando arranques brustos, circulando em asfalto cheio de ondulações provocando viagens cheias de sacudidas,etc.

Seguem os links de minhas ideias que complementam a sua:

Links das ideias para a MOBILIDADE

CICLOVIAS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67946 (conectar ciclovias desconectadas situadas junto ao mar e implantação de outras em avenidas de grande movimento)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67916 (ônibus de primeiro mundo c/piso baixo p/bikes)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66442 (avenidas inteligentes separadas com faixas para bikes,motos,ônibus e carros)

PEDESTRES

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66443 (calçadas de grande circulação com concreto especial)

TRANSPORTE COLETIVO

ÔNIBUS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67916 (ônibus de primeiro mundo c/piso baixo p/bikes)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67064 (disponibilização de dia e horário de funcionamento, frequência e tarifa das linhas de ônibus nos pontos, estações de BRT e sites da rioonibus e fetranspor)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66647 (wifi e recarregadores de celulares nos ônibus e repartições públicas)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66216 (ônibus com pisos rebaixados)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66175 (troca dos ônibus articulados pelos bi-articulados com 3 vagões os maiores do mundo já operando em curitiba e são paulo, para operar nos brts do rio) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66192 (brt tijuca-av.brasil (eixo ruas s.f.xavier-viaduto mangueira-r.visc.niteroi-rua.pref.olímpio de melo) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66189 (brt vila-izabel-linha amarela-avenida brasil) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66188 (brt internorte (tijuca-cascadura) eixo ruas s.fco.xavier-mal.rondon-dias da cruz-borja reis-2 de fevereiro-clarimundo de melo-pe telêmaco) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66183 (brt tijuca-av.brasil via maracanã-mangueira-benfica) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66181 (brt vila izabel-linha avenida brasil via engenho novo, maria da graça e del castilho) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66180 (brt inter-oeste ligando guaratiba a paracambi via campo grande) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66177 (brt centro-grajaú-jacarepaguá sob o maciço da Tijuca) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66174 (brt linha amarela (barra-zona norte-av.brasil-fundão-ilha-dutra) em ligação transversal) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66171 (brt tijuca-centro recionalizando inúmeras linhas numa região densamente habitada e de grande circulação) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66169 (brt transtijuca-uma ligação transversal ligando barra à tijuca sob o maciço da tijuca desafogaria o fluxo barra-zona sul, linha amarela e estrada grajaú-jacarepaguá) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66168 (brt transudoeste-barra-joá-leblon-ipanema-copacabana-aterro-centro) aproveitando a já iniciada duplicação do joá e avenidas existentes). https://desafioagorario.crowdicity.com/post/64873 (brt transnoroeste(centro-são cristóvão-av.dom hélder cãmara-av-ernani cardoso-estr.intendente magalhães-av.mal fontenele-malet-av.sta.cruz) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66215 (transferência da rodoviária novo rio para a estação parada de lucas) A transferência da rodoviária Novo Rio para junto à estação Parada de Lucas proporcionaria maior acessibilidade a mesma pelos usuários uma vez que estaria integrada a rede de trasnportes sobre trilhos alem de desafogar e aliviar a região portuária e à Avenida Brasil. Esta estação de trem está bem próxima entre as saídas das 2 grandes rodovias que desembocam no Rio a Rodovia Washigton Luis e a Dutra. https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66193 (brt ilha (eixo estr.do galeão-estra.da cacuia-estação das barcas-av.paranapuã) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66983 (micro ônibus lotação conectando condomínios da barra ao brt) VLTS https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66209 (vlts para os bairros da lap, fátima, catumbi, rio comprido, tijuca e são cristóvão) AUTOMÓVEIS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67905 (carro elétrico de uso compartilhado para diminuir o  individualismo)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66449 (imposto zero para carros elétricos)

Links das ideias para a SAÚDE

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67105 (controle de atendimento de pacientes por biometria nas unidades de saúde)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67121 (torneiras com sensor, sabonete antibacteriano, álcool gel e manutenção diárias nos banheiros das escolas, unidades de saúde e transportes) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67105 (controle de atendimento de pacientes por biometria nas unidades de saúde)

Links das ideias para EDUCAÇÃO

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66934 (psicologia, filosofia, sociologia, antropologia, artes, sustentabilidade, cidadania, política e economia nas escolas)

Links das ideias para aprimoramento do DESAFIO ÁGORA

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67904 (criação do desafio ágora por temas)

Clarissa Mello Oct 17, 2014

Diel, que bacana sua participação no Ágora. Vou ler suas ideias e comentá-las. Obrigada pela sua participação por aqui tb!

DIEL Oct 18, 2014

Legal, Clarissa agradeço sua atenção às minhas ideias e conto com você para disseminá-las.

View all replies (2)

monica teixeira Oct 17, 2014

o investimento até não seria muito alto, mas eu pessoalmente não me viria indo trabalhar de bicicleta, ainda mais se a distância for muito grande, chegaria toda suada no trabalho, ainda mais no calor.

DIEL Oct 18, 2014

Mônica, há várias ideias também para conectar todos os modais, eu mesmo deixei várias. Para longas distancias talvez seja interessante conjugar bike ou carro com outro modal de alta capacidade.

Veja minhas ideias

ENTENDA O MOTIVO DE ALGUNS PROBLEMAS DA SUA VIDA

O problema da mobilidade está influenciando nas relações sociais em todo o Brasil. A distância e a falta de mobilidade está fazendo com que pessoas desistam de relações afetivas, de propostas de trabalho e de frequentar universidades. Professores e médicos estão desistindo de prestar os serviços mais desejados pela população que é saúde e educação pelo problema da mobilidade.

Minhas ideias se concentram em mobilidade, saúde, educação e sustentabilidade com sugestões para todas as regiões da cidade.

Sugeri a conexão das ciclovias das cortadas por montanhas, aumento drástico das vagas para bikes nas estações de metrô, trens e BRTs, calçadas de primeiro mundo para melhorar a mobilidade de pedestres, outros trajetos de BRTs que acabam com as cenas horríveis de nossa cidade com motoristas parando ônibus na 2ªa faixa, nao parando para embarque e desembarque, ultrapassagens perigosas, alta velocidade, discussões, piso alto dificultando acesso ao ônibus, câmbio manual incentivando arranques brutos, circulando em asfalto cheio de ondulações provocando viagens cheias de sacudidas, etc.

Seguem os links de minhas ideias que complementam a sua:

Links das ideias para a MOBILIDADE

CICLOVIAS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67946 (conectar ciclovias desconectadas situadas junto ao mar e implantação de outras em avenidas de grande movimento)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67916 (ônibus de primeiro mundo c/piso baixo p/bikes)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66442 (avenidas inteligentes separadas com faixas para bikes,motos,ônibus e carros)

PEDESTRES

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66443 (calçadas de grande circulação com concreto especial)

TRANSPORTE COLETIVO

ÔNIBUS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67916 (ônibus de primeiro mundo c/piso baixo p/bikes)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67064 (disponibilização de dia e horário de funcionamento, frequência e tarifa das linhas de ônibus nos pontos, estações de BRT e sites da rioonibus e fetranspor)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66647 (wifi e recarregadores de celulares nos ônibus e repartições públicas)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66216 (ônibus com pisos rebaixados)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66175 (troca dos ônibus articulados pelos bi-articulados com 3 vagões os maiores do mundo já operando em curitiba e são paulo, para operar nos brts do rio) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66192 (brt tijuca-av.brasil (eixo ruas s.f.xavier-viaduto mangueira-r.visc.niteroi-rua.pref.olímpio de melo) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66189 (brt vila-izabel-linha amarela-avenida brasil) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66188 (brt internorte (tijuca-cascadura) eixo ruas s.fco.xavier-mal.rondon-dias da cruz-borja reis-2 de fevereiro-clarimundo de melo-pe telêmaco) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66183 (brt tijuca-av.brasil via maracanã-mangueira-benfica) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66181 (brt vila izabel-linha avenida brasil via engenho novo, maria da graça e del castilho) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66180 (brt inter-oeste ligando guaratiba a paracambi via campo grande) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66177 (brt centro-grajaú-jacarepaguá sob o maciço da Tijuca) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66174 (brt linha amarela (barra-zona norte-av.brasil-fundão-ilha-dutra) em ligação transversal) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66171 (brt tijuca-centro recionalizando inúmeras linhas numa região densamente habitada e de grande circulação) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66169 (brt transtijuca-uma ligação transversal ligando barra à tijuca sob o maciço da tijuca desafogaria o fluxo barra-zona sul, linha amarela e estrada grajaú-jacarepaguá) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66168 (brt transudoeste-barra-joá-leblon-ipanema-copacabana-aterro-centro) aproveitando a já iniciada duplicação do joá e avenidas existentes). https://desafioagorario.crowdicity.com/post/64873 (brt transnoroeste(centro-são cristóvão-av.dom hélder cãmara-av-ernani cardoso-estr.intendente magalhães-av.mal fontenele-malet-av.sta.cruz) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66215 (transferência da rodoviária novo rio para a estação parada de lucas)A transferência da rodoviária Novo Rio para junto à estação Parada de Lucas proporcionaria maior acessibilidade a mesma pelos usuários uma vez que estaria integrada a rede de trasnportes sobre trilhos alem de desafogar e aliviar a região portuária e à Avenida Brasil. Esta estação de trem está bem próxima entre as saídas das 2 grandes rodovias que desembocam no Rio a Rodovia Washigton Luis e a Dutra. https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66193 (brt ilha (eixo estr.do galeão-estra.da cacuia-estação das barcas-av.paranapuã) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66983 (micro ônibus lotação conectando condomínios da barra ao brt) VLTS https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66209 (vlts para os bairros da lap, fátima, catumbi, rio comprido, tijuca e são cristóvão) AUTOMÓVEIS

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67905 (carro elétrico de uso compartilhado para diminuir o  individualismo)

Depois de inovar com a locação de bicicletas há tempos agora Paris volta a inovar com a prefeitura estabelecendo parceria com uma empresa de locação de veículos e uma montadora francesa que já vem há tempos demonstrando interesse em aumentar a produção de carros elétricos e é inclusive quem disponibiliza os carros elétricos que rodam no Rio.O sistema tem tido sucesso entre os moradores de Paris. É possível fazer um cadastro, retirar e devolver os quase 2000 carros em inúmeros pontos em Paris. O carro é eletrico e compacto. O sistema é bem prático e visa promover um conceito novo de mobilidade "Fazer as pessoas deixarem de pensar eu tenho um carro para passar a pensar eu estou com um carro". O usuário paga com cartões de créditos, entra, usa e devolve sem precisar lavar ou fazer qualquer outra coisa no carro. Há indicação de quanto de carga o carro tem de disponibilidade, as chaves ficam no interior do carro e o usuário faz o 1º acesso ao carro apenas encostando um cartão no vidro.

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66449 (imposto zero para carros elétricos)

Links das ideias para a SAÚDE

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67105 (controle de atendimento de pacientes por biometria nas unidades de saúde)

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67121 (torneiras com sensor, sabonete antibacteriano, álcool gel e manutenção diárias nos banheiros das escolas, unidades de saúde e transportes) https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67105 (controle de atendimento de pacientes por biometria nas unidades de saúde)

Links das ideias para EDUCAÇÃO

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/66934 (psicologia, filosofia, sociologia, antropologia, artes, sustentabilidade, cidadania, política e economia nas escolas)

Links das ideias para aprimoramento do DESAFIO ÁGORA

https://desafioagorario.crowdicity.com/post/67904 (criação do desafio ágora por temas)

Clarissa Mello Oct 27, 2014

Oi, Monica. Você não iria pro trabalho de bike, mas muitas pessoas iriam - eu inclusive. É importante pensar em projetos para todos. 

View all replies (2)

Andre Vinicius Oct 17, 2014

Um projeto complexo, não sei se daria certo.

Clarissa Mello Oct 27, 2014

Por que vc acha?

bruno francisco Oct 17, 2014

O trajeto é muito longe, não gostei.

Clarissa Mello Oct 27, 2014

Qual trajeto??

Mila Oct 23, 2014

Acho que mais importante do que criar novas ciclovias é escutar o próprio ciclista na hora de criar. Temos cada vez mais ciclovias, porém elas são mal projetadas, não seguem nenhuma lógica e colocam o ciclista em perigo, muitas vezes levando para locais onde não há como cruzar a rua ou quando a ciclovia acaba de repente. O ideal seria que quem crie o traçado da ciclovia seja quem USA de fato a ciclovia.

Emilio Silva Oct 23, 2014

É latente a necessida das ciclovias. Entendo que enquanto melhor organizado, mais usuários teremos.

Ligar todos os modais as ciclovias é essencial, bem como, ter o máximo de ciclovias por toa a cidade.

Marcel Peres Oct 25, 2014

Boa ideia, eu aprovo.

Clarissa Mello Oct 27, 2014

Caros, a princípio, a Prefetura do Rio informou que serão 33 km de ciclovia no Centro até o final do ano. Vamos torcer, vamos cobrar.

Marcio Lincoln da Silva Oct 27, 2014

Ciclovias é importante, sem dúvida, mas não está na nossa cultura de modo geral, mas para pequenos deslocamentos. Ninguém quer chegar suado ou sujo no trabalho ou qualquer outro compromisso - moramos num país tropical. Verdade seja dita.

Se tivesse que criar mais uma via, melhor que sejam motovias, que matam centenas de pessoas por ano. E isso é urgente.

 

O que acha?

 

 

 

Sergio Galvão Nov 5, 2014

Clarissa,

Dez, essa idéia de ciclovia e ciclofaixa!!! Em compensação, Marcio Lincolm, em um país tropical praticamente não tem neve, ou seja mais um ponto positivo para a ideia... Imagina isso interligado com hidrovias!

Mas peçoa tua licença, Clarissa. para falar também sobre o seguinte:

O ÁGORA RIO E OS ELEITORES MISTERIOSOS EM ALGUNS GRUPOS

Prezados colegas debatedores, em tempos de tantas denúncias de irregularidades com o patrimônio público, e gestores públicos com guardanapos na cabeça, venho através desta nota alertá-los sobre vários indícios de manipulação do sistema Ágora Rio, colocando totalmente em dúvida a transparência do sistema.  No dia 30/10, analisando rapidamente os dados das propostas mais bem votadas (nada contra as ideias em si, muito pelo contrário), descobri coisas muito preocupantes. Depois disso, tive convicção de que nós, participantes, estamos sendo enganados. Senão, vejamos, uma  pesquisa entre as propostas mais votadas de todos os grupos:

1ª. Ideia mais Votada:  Cestos Ecológicos de Bueiros para Evitar Enchentes - “Instalar nos bueiros da cidade os cestos ecológicos já instalados em alguns bairros”.

Comentários = 216                  Nr. Pontos = 214

                                               Votos a favor = 231

                                               Votos contra = 17

                                               Votos totais = 247

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Prefeitura se posicionaram favoravelmente.  Vejam apenas uma parte:

autor:  Parabéns Prefeito, boa idéia ...! ...sou muito grato ao Prefeito Eduardo Paes e a sua equipe da Seconserva que abraçaram o teste da ideia...

Seconserva :   Prezados, é com muito orgulho que recebemos todos esses comentários sobre um projeto nosso que foi testado de 2009 à 2012, obtendo alto índice de aprovação por todos os que conheceram.

autor:  Realmente Sra. Daniela temos que dar parabéns a iniciativa dos responsáveis pela colocação do projeto em prática aqui no Rio de Janeiro.

Prefeitura :   Boa, Secretaria de Conservação!

Depois disso, outras pessoas da Prefeitura fizeram comentários, e dezenas de aprovações foram registradas sempre que os órgãos públicos ou funcionários públicos se posicionaram sobre o tema, ou quando foram citados.

 

2ª. Ideia mais Votada:  Aterramento dos fios. - “poderia ser feito gradualmente com colaboração das empresas que normalmente quebram as ruas”.

Comentários = 36                     NR. Pontos = 141

                                               Votos a favor = 141

                                               Votos contra = 0

                                               Votos totais = 141

 3ª. Ideia mais Votada:  Colocação de Energia Solar Para Iluminação Pública - “Como já feito em outros lugares do mundo e em outros estados, coloraria nos postes placas solar para captação de energia”.

Comentários = 60                     NR de Pontos: 97

                                               Votos a favor = 97

                                               Votos contra = 0

                                               Votos totais = 97

Novamente aqui a Prefeitura do Rio posicionou-se formalmente: “A Prefeitura do Rio atua desde 2011 com testes do sistema híbrido de iluminação, com dois tipos de alimentação: eólica e solar...”.

4ª. Ideia mais Votada:  "Preservar o Parque Municipal Ecológico de Marapendi Íntegro".   Esta ideia proposta pela Urbanista Andréa Redondo tem o apoio de dezenas de outros reconhecidos urbanistas e defensores do meio ambiente.

Comentários = 194                  NR. De Pontos = 82 .                                              Votos a favor = 162

                                              Votos contra = 80

                                              Votos totais = 242

Também aqui a Prefeitura manifestou-se, mas de forma contrária à proposta de preservação do parque ecológico, e tentando justificar uma ação ilegal e imoral, que passa irresponsavelmente por cima de Lei Federal, além de contrariar pareceres técnicos e jurídicos; em claro benefício de grandes interesses privados. Os integrantes deste grupo de discussão fizeram várias denúncias sobre manipulações. Lá estão vídeos e filmes que denunciam as irregularidades. Para se ter uma idéia, em um único dia se observou a votação de cerca de 50 votos contrários à proposta, sem qualquer entrada de comentários justificando um só dos votos contrários.

 

 5ª. Ideia mais Votada:  Mobilidade Urbana 24 hr - “A ideia é simples, ampliar o horário de funcionamento dos transportes públicos da cidade. Metrô, trem, ônibus, BRT funcionando 24h..."

Comentários = 32                     NR. De Pontos = 80

                                               Votos a favor = 80

                                                           Votos contra = 0

                                                           Votos totais = 80 

 

6ª. Ideia mais Votada: Adolescentes Politizados - Educação Política e Cidadã - “Estimular o ensino da estrutura política brasileira nas escolas para educar os jovens a ter desde cedo uma consciência política”.

 Comentários = 42        NR. De pontos = 73

                                                           Votos a favor = 74

                                                           Votos contra = 1

                                                           Votos totais = 75  

 

 7ª. Ideia mais Votada: Redes Hidroviárias - Mobilidade e Conectividade- “Construção de estações hidroviárias (ex.: Barra da Tijuca) que permitam o transporte de passageiros através de barcas até o Centro do Rio."

Comentários = 90      NR. De pontos = 58

                                                           Votos a favor = 78

                                               Votos contra = 20

                                               Votos totais = 98

 

8ª. Ideia mais Votada: Crédito Verdes - Benefícios fiscais para os que utilizarem "meios ecologicamente corretos na produção de bens ou serviços ou consumo...". 

Comentários = 67                NR. De pontos = 55

                       Votos a favor = 109

                       Votos contra = 54

                       Votos totais = 163

 

Esta última proposta apresenta muita similaridade com o grupo pró-preservação do Parque Marapendi, ou seja: 1) não favorece grandes projetos/contratos corporativos privados,  2)praticamente todos os "debatedores" estavam alinhados com a proposta, mas  a ideia recebeu, inexplicavelmente, grande volume de votos contrários.

O primeiro ponto que nos chama a atenção, portanto, é a quase ausência de votos contrários nas propostas em geral; em contraste com as três propostas referidas: “Preservação do Parque...” com 50% de votos contrários; “Redes Hidroviárias” (proposta para transporte hidroviário), com 25% dos votos totais negativos; e a proposta "Crédito verde", com 33% dos votos negativos, enquanto nas demais o máximo foi de 7,4%. É até natural que ocorra um desinteresse geral em votar contrariamente às propostas, ou seja: se a pessoa não tem interesse no tema, e/ou entende que aquela proposta não a prejudicará, ela simplesmente se omite. Nos comentários destes três grupos praticamente todos os debatedores falaram a mesma linguagem; contrastando, porém, com o número de votos contrários. No grupo Preservação do Parque...”, através de 194 notas de participação, apenas dois ou três se manifestaram com dúvidas ou contrários. Entretanto, sorrateiramente, 80 votos contrários anularam 80 votos positivos na ideia, ou seja, 50% do total a favor (162), e sem qualquer justificativa ou argumento! Acessaram o site, e sem discutir a ideia, votaram expressivamente para negativar a proposta de preservar o parque. Quem teria interesse em entrar anonimamente no sistema e votar contra a Preservação do nosso patrimônio ecológico!?

Curiosamente, ideias que a prefeitura e alguns grupos privados apoiam, mesmo recebendo críticas e argumentos fortes contrários de vários debatedores, não recebem votos negativos; ao contrário daquelas que questionam a prefeitura e seus parceiros, ainda que os participantes estejam alinhados com a proposta.

Convicto de ter sido iludido verifiquei outras propostas e encontrei vários indícios de manipulação, com práticas recorrentes, que qualquer um de vocês, agora que alertados, poderão perceber com facilidade.

O mais evidente é a distribuição de votos contrários ou a favor, em relação ao posicionamento da prefeitura e suas secretarias. Vejam o comentário da prefeitura em um grupo que propõe a adoção de bagageiros nos ônibus que fazem ligação com aeroportos, curiosamente o mais votado do tema:

"Rodrigo. Muito obrigado pela sua ideia. Acho que você vai ficar feliz em saber que ela já vem sendo adotada aqui no Rio! O BRT Transcarioca, que liga a Alvorada ao Aeroporto Galeão, já conta com ônibus com bagageiros...”

Agora vejamos a discussão da proposta “Fim de transporte alternativo de passageiros em Kombis e Vans". Sem entrar no mérito, mas apenas para exemplificar os indícios de manipulação, este caso chega a ser grotesco, com exclusão de notas de manifestantes com opiniões contrárias à proposta! Certamente não é coincidência o fato que uma daquelas três ideias mais votadas também teve elevada proporção de votos contrários visto que também trata de transporte alternativo, o hidroviário.

Concluindo, o conjunto de aspectos estranhos e questionáveis expostos nesta análise sugere que estejam ocorrendo manobras espúrias; aponta para manipulação/má fé, de pessoas e/ou empresas com grandes interesses econômicos no Município.

O projeto Ágora Rio, que ao chamar a população para debater ideias sugere a imagem de transparência nos projetos da prefeitura relacionados aos JO, bem como para projetos futuros baseados na opinião da sociedade civil carioca; tem obrigação de esclarecer os pontos nebulosos detectados por vários "contribuidores" que aceitaram o convite para participar.

É necessário garantir, neste sistema, que os interesses privados não se aproveitem de um projeto, essencialmente bom, para legitimar ações ilegais e imorais e que vão de encontro aos melhores interesses da própria população!

Recomendo que vocês visitem a proposta “Preservação do Parque Ecológico de Marapendi Integro”, leiam as notas e tirem outras conclusões sobre a injustiça cometida contra a proposta. Para citar a opinião de apenas um especialista,  uma Urbanista internalcionalmente  conhecida, Ercília Herzog, que é  autora do livro “Cidades para TODOS: (re)aprendendo a conviver com a NATUREZA”. Veja a opinião dela sobre o assunto:

“O maior patrimônio da cidade é o ecológico-social. Os remanescentes de ecossistemas de Mata Atlântica que incluem restinga e mangue são essenciais para a qualidade de vida e podem ser um tremendo gerador de renda, que poderia atrair turistas do mundo todo. Essas áreas devem ser protegidas e conservadas, a população deve poder usufruir diretamente sem impactar nos processos e fluxos naturais.

Aqueles que assistiram a reportagem sobre o Rio São Francisco hoje, agonizante, em contraste com a sua pujança de poucos anos atrás entende perfeitamente a importância de preservar estas áreas ecológicas. Ao invés disso, a prefeitura, traindo o carioca, entrega essa riqueza para alguns poucos a destruírem, a troco de quê??????

Como vocês podem perceber, a proposta Preservação do Parque Ecológico...” em nada se contrapõe às demais propostas. Por esta razão venho propor uma participação geral nesta discussão, seguidos de muitos votos, não visando apenas a preservação do parque em si, mas, sobretudo para proporcionar o aumento da representatividade popular e fazer frente aos interesses privados que se colocam acima das leis e do interesse público.

Dessa forma estaríamos duplamente protestando contra:

1)    as benesses da prefeitura em favorecimento de grupos privados, às custas do povo carioca;

2)    os indícios de manipulação do sistema Ágora Rio, obrigando a prefeitura a se posicionar sobre o assunto, a fim de que também no futuro este sistema não venha a ser utilizado para legitimar atos administrativos suspeitos e sem qualquer transparência.

Ágora Rio Nov 7, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Ágora Rio Nov 17, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Share