Projeto REC (Rede Energia Cidadã)

Um projeto formando cidadãos, fortalecendo uma cultura de educação e saúde através do esporte.

Explicando melhor

O projeto Rede Energia Cidadã une Esporte, Saúde e Educação. A Associação Mão na Bola e a Escola de Vôlei do Bernadrinho, através de 10 núcleos de vôlei criados em Comunidades Pacificadas, receberão estudantes da rede Municipal de Educação com frequência e desempenho escolar satisfatório, frequência dos pais nas reuniões escolares e frequentadores dos programas de prevenção de doenças das Clínicas da Família (CF) da Secretaria Municipal de Saúde, desde calendário de vacinação até planejamento familiar e palestras antidrogas, além da frequência de país e avós em suas equipes de saúde da família. Cada CF formará um time, por categoria, onde disputará torneios entre as Clinicas e torneios entre as Coordenações de Área Programática (CAP).

Priscylla Almawy Sep 12, 2014

Olha a sintonia com o post https://desafioagorario.crowdicity.com/category/view#/post/62392 !!!

Usuários marcados:

Marcelo Santoro Sep 12, 2014

Verdade Priscylla, estamos alinhados em busca de melhoria para a Cidade 

Fernando Sep 16, 2014

Acredito muito no potencial do esporte como fator de transformação da sociedade, principalmente nas comunidades que são tão acrentes de tudo. Vejo muitas crianças e adolescentes largados e que por não terem uma boa educação e estrutura familiar, muitos deles acabam seguindo o caminho do crime. O esporte entraria justamente para impedir isso, para impedir que mais uma geração se perca. Com o esporte vem a cidadania e a necessidade de ensinar a todos a cuidarem mais e melhor de si e da nossa cidade. A ideia precisa ser expandida para atender o maior número de jovens possível. Preparar no presente para que não percamos o futuro. Esse seria o maior legado.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Fernu, obrigado pelo comentário. 

View all replies (2)

Fernando Rocha Sep 15, 2014

Não há legado esportivo mais importante que esse!!!! Educação e saúde incentivados pelo esporte! Pode ser um modelo de formação de atletas, o que ainda não temos no Brasil.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Exatamente!!!

Fernando Rocha Sep 15, 2014

O verdadeiro Legado Olímpico deve contemplar os desafios sociais do Brasil,  e fortalecer o esporte criando um ciclo VIRTUOSO! É o que faz esta Rede! 

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Fernando, obrigado pelo comentário!!!

JOÃO LUIZ FERREIRA COSTA Sep 16, 2014

Excepcional contribuição para o trinômio Saúde - Esporte - Eduação. É uma associação de idéias, iniciativas e projeções de alta potencialidade e autosustentável pela sinergia natural dessas áreas. Sugiro alguma conexão com instituições pediátricas onde poderiam ter, a médio prazo,incluindo atenção domiciliar, uma forma de progressão à própria fisioterapia com componente lúdico. 

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

João, obrigado pelo comentário

Iremos analisar sua sugestão de conexão com instituições pediátricas

Clarissa Mello Sep 16, 2014

Sugiro apenas trocar o nome do projeto. Parece que estamos falando sobre energia elétrica.

Fellipe Miranda Sep 16, 2014

Sim! Olhando o nome do tópico, achei que se tratava de algum programa de coleta de lixo orgânico pra produzir biogás ou algo nesse estilo.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Clarissa, obrigado pelo comentário

Iremos analisar sua sugestão 

View all replies (2)

Aluisio Bispo Sep 16, 2014

Concordo com Clarissa! Sugiro dar uma repensada no nome ;)

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Aluisio, obrigado pelo comentário

Iremos analisar sua sugestão 

Fellipe Miranda Sep 16, 2014

É uma boa iniciativa. Seria perfeita se expandirem não só às comunidades pacificadas mas também ao resto da cidade, de preferência iniciando parcerias com ONGs locais ao invés de concentrar fundos e foco em duas mais estabelecidas.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Fellmir, obrigado pelo comentário

 

Isolda Dohmann Sep 16, 2014

Considero uma iniciativa excelente, não só por envolver comunidades ao entorno da cidade , como também pela iniciatva de incentivar o esporte, como esporte, e também unindo à educação e acompanhamento de instrução.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Isolda, obrigado pelo comentário

Saúde, Educação e Esporte é um conjunto perfeito para proporcionar um futuro melhor para as crianças que moram nessas comunidades

Roberto Bosch Sep 16, 2014

Muito bacana esse projeto! Esporte, Saúde e Educação integrados faz com que cada aluno tenha não só os benefícios imediatos das atividades propostas, mas possibilita também o interesse e a busca deles por outras áreas do conhecimento. Isso tudo eleva a autoestima e dá ao jovem a ideia de suas potencialidades. Esses benefícios são reais, duradouros e tem o poder de ajudar no desenvolvimento do nosso país.

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Roberto, obrigado pelo comentário

AnnaDohmann Sep 16, 2014

um excelente projeto que foca no esporte, saúde e educacao para a melhoria da cidade, combinação perfeita. 

 

Marcelo Santoro Sep 16, 2014

Ana, obrigado pelo comentário.

Isso mesmo, combinação de ouro

Kamenuvol Sep 16, 2014

parece até que é um projeto oficial e tão usando isso aqui para fingir que foi a população que fez

Cristovão Barbosa Sep 17, 2014

apesar de eu ser jogador de vôlei, creio que seria interessante a sua aplicação em mais esportes... poder-se-ia, com outros parceiros, ampliar o leque de opções esportivas.. mas, tem meu apoio!

 

Marcelo Santoro Sep 18, 2014

Cristovão, obrigado pelo comentário.

Com certeza seria o ideal realizar o mesmo projeto em outras modalidades esportivas.

Infelizmente não conseguimos fazer outras modalidades nesse momento, vamos começar com o vôlei e depois, se possível, evoluir para outros esportes.

Paula Fiorito Sep 17, 2014

Acho importante pensar em outros esportes além do vôlei. 

Marcelo Santoro Sep 18, 2014

Paula, 

Com certeza, como falei para o Cristovão, o ideal seria realizar o mesmo projeto em outras modalidades esportivas, mas infelizmente não conseguimos fazer outras modalidades nesse momento, vamos começar com o vôlei e depois, se possível, evoluir para outros esportes.

Prefeitura do Rio Sep 17, 2014

Olá, Marcelo,

Esse projeto nunca foi adotado pela Prefeitura do Rio, mas é bacana ver que os cariocas estão criando propostas atreladas aos programas municipais, como as Clínicas da Família e os programas de Educação; além de estarem mobilizando amigos pela plataforma. Obrigada por sua participação! Continue visitando o Ágora e trazendo suas ideias! 

Abraços.

Marcelo Santoro Sep 18, 2014

Obrigado pelo comentário

Secretaria Municipal Educação Sep 17, 2014

Olá, Marcelo,
 
na Secretaria de Educação, temos um projeto de vôlei batizado como Vôlei em Rede, você conhece? Desde 2010, ele age como um instrumento de motivação para que os alunos da Rede Municipal se interessem em aprender uma modalidade esportiva. O projeto trabalha noções de cooperação, superação, disciplina e outros valores fundamentais para a formação do cidadão; além de desenvolver o espírito de liderança, trabalho em equipe, disciplina pessoal, hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida. Mais de 1.100 estudantes participam do projeto e nossa meta é levar o Vôlei em Rede a muito mais carioquinhas.
 
Obrigado pela proposta. Abraços.

Marcelo Santoro Sep 18, 2014

Obrigado pelo comentário

Não conheço, podemos agendar uma reunião para conhecer

Paulo Morais Nov 7, 2014

Vocês pensam em fazer um projeto similar a esse saindo da linha Volei, Futebol e Basquete?

Algo mais voltado pro atletismo.

Se existe, gostaria de conhecer. :)

View all replies (2)

Fábio Costa Sep 18, 2014

Concordo com a Clarissa Mello;

seria interessante apenas trocar o nome do projeto,

realmente parece que estamos falando sobre energia elétrica.

Marcelo Santoro Sep 22, 2014

OK Fábio, obrigado pelo comentário. Iremos analisar sua sugestão

Roberto Raposo Sep 19, 2014

Marcelo, parabéns pela idéia fantástica!

Desenvolvemos em algumas unidades de saúde, projetos que buscam resgatar o sentimento de cidadania através da prática de esporte integrada as atividades de saúde da unidade.

Essa relação e' extremamente saudável e o poder de captação da juventude, que tradicionalmente não busca a unidade de saúde e' fantástica.

A prática do esporte, integrada as ações da unidade de saúde, ajuda bastante no desenvolvimento de outras capacidades do jovem, como o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, enfim a cidadania.

Marcelo Santoro Sep 22, 2014

Exatamente Roberto. Vamos em frente!!!

Guilherme Lourdes Sep 22, 2014

Só me corrijam se eu estiver errado, mas o projeto só abordaria os(as) aluno(as) que possuem desempenho escolar satisfatório? Não deveríamos também tentar aproximar os demais alunos e alunas que se encontram em uma situação de defasagem e que não tem bons resultados? Acho que o foco deveria ser em reintegra-los ao ambiente escolar e social.

 

Abs.

João Rocha Sep 23, 2014

concordo com você Guilherme, o esporte tem se mostrado como uma das formas mais eficientes de reintegração social e estimulo ao desenvolvimento cognitivo... 

Marcelo Santoro Sep 25, 2014

João, obrigado pelo comentário. 

Marcelo Santoro Sep 25, 2014

Guilherme, obrigado pelo comentário.

Os alunos que estiverem participando do projeto, deverão manter um bom desempenho escolar. Esse desempenho/ nota será definido em conjunto com a Secretaria de Educação, caso nosso projeto seja escolhido. Essa medida visa manter o aluno no esporte e ao mesmo tempo o interesse dele no estudo, o que infelizmente não acontece atualmente. O estudo vem em primeiro lugar, assim como a saúde, para que esses alunos sejam pessoas dignas no futuro.

No nosso projeto, pode entrar qualquer pessoa, branco, negro, indio, com religião, sem religião, magro, gordo, com óculos etc. Esses alunos que vc citou, que poderiam estar em situação de defasagem, com a prática do esporte, certamente será uma motivação a mais para melhorarem nos estudos. Existem alguns exemplos, onde a prática esportiva impulsionou pessoas que não sabiam nem ler em pessoas dignas, que terminaram a escola e formaram em uma faculdade. Somente o esporte é capaz de realizar esse feito, pode acreditar.

Fellipe Miranda Sep 26, 2014

Mas isso não poderia acabar punindo alunos regulares ou ruins por motivos extra-escolares, como problemas pessoas/familiares? Nos lugares onde se quer implementar os projetos, isso daí é mais do que comum. Excluir um aluno porque ele teve um desempenho baixo no colégio sem saber todos os motivos não adiantaria nada. O esporte é sim um incentivador à cidadania, mas ele não é - e nem pode ser - o único.

Usuários marcados:

View all replies (4)

Luiz Eduardo Kersten Sep 24, 2014

Parabéns pela ideia. Todo o esforço para cuidarmos da integração social e da educação é louvavél, e deve ser bem avaliado para ser implementado.

Marcelo Santoro Sep 25, 2014

Kersten, obrigado pelo comentário

monica teixeira Oct 17, 2014

Acho um pouco complicado, mas com força de vontade e dedicação pode dar certo.

Marcelo Santoro Oct 19, 2014

Monica, Obrigado pelo comentário.

Como vc mesma disse, força de vontade e dedicação........... isso posso garantir que não falta para nós.

Carla SVieira Nov 6, 2014

Parabéns pelo projeto. Excelente iniciativa

Andréa Albuquerque G. Redondo Nov 7, 2014

Prezado Marcelo,

Parabéns pela sua ideia. Desde ontem notei que ao mesmo tempo em que a proposta de autoria do Blog Urbe CaRioca recebeu novos pontos positivos, em seguida entravam pontos negativos, ao mesmo tempo em que a sua ideia recebia pontuação positiva. Deve ter sido uma grande coincidência. Ainda bem que dos meus seguidores ninguém votou negativamente nas propostas de outros cariocas à toa, pois só merece voto negativo o que for efetivamente ruim para a cidade, certo? Outra coisa que descobri é que mesmo quem vota negativo pode cancelar e votar positivo. Portanto, se conhecer alguem que votou negativo na sua ideia sugiro explicar que ela é boa e que a pessoa reverta o voto.  De qualquer forma, parabenizo novemente pela iniciativa e copio aqui a explicação do Ágora sobre a passagem de ideias para as próximas fases. Um abraço.

"Da fase de discussão à fase de avaliação cidadã, passarão as 50 propostas mais bem avaliadas (rankeadas de acordo com o saldo de votos).

Destas 50, os usuários elencaram suas preferidas e as 25 mais votadas constarão no documento a ser entregue à Prefeitura para a avaliação final."

Ágora Rio Nov 7, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Ágora Rio Nov 17, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Share