Aterramento dos Fios

Olhar para o alto está cada vez mais feio

Explicando melhor

Em muitos lugares da cidade os fios ficam enfeiando a paisagem.

Isso poderia ser feito gradualmente com colaboração das empresas que normalmente quebram as ruas: companhia de gás, de telefone, de tv a cabo, e quando avisarem que vai começar o quebra-quebra. Uma equipe das empresas responsáveis pelos fios seria enviada para aproveitar passar os fios para baixo.

E poderia acontecer junto com a urbanização de lugares que estão recebendo asfalto, saneamento básico.

Isso dificultaria o "gato" que ocorre facilmente em cima dos postes e embola mais ainda os fios.

Em São Paulo, o prefeito Haddad teve essa ideia mas ainda não fez.

Luan Pereira Sep 9, 2014

Além disso tudo, essa proposta estimularia a arborização em diversas ruas, que não ocorre devido a esses fios.

Cristina Franco Sep 10, 2014

É muito feio olhar para o céu e ver um monte de fio. Poderia escolher um bairro experimental. 

Elisa Angela Tripicchio Sep 10, 2014

  Adorei a ideia.

Fernando Sep 10, 2014

Essa proposta é ótima, resta mesmo as operadoras entrarem em acordo, pois a cidade fica muito feia com a enorme quantidade de fios soltos e expostos nas ruas. Essa vocação que a cidade tem para o verde precisa ser estimulada, sem falar na segurança que a ausência de fios soltos nas ruas trará para todos. 

Victor Mey Sep 10, 2014

Apesar da implantação ser mais cara, a manutenção é bem mais barata. Além disso, deixa a cidade mais bonita.

Paula Fiorito Sep 10, 2014

Ótima proposta para deixar a cidade ainda mais maravilhosa. 

 

CDURP PORTO MARAVILHA Sep 10, 2014

Kuvenuvol, você sabia que até 2016 as obras de infraestrutura urbana do Porto Maravilha vão implantar redes 100% subterrâneas nos 5 milhões de metros quadrados da Região Portuária? Já demos um grande passo. Abraços.

Artur Ferreira Sep 19, 2014

Várias ruas já foram reurbanizadas e os novos postes foram colocados, mas a fiação aérea ainda não foi removida. Quando isso será resolvido?

Kamenuvol Sep 11, 2014

Obrigado. E foi um ponto bem tocado esse da arborização, ultimamente vejo corte de árvores para não bater nos fios, fazendo que nunca cheguem em um tamanho capaz de fazer sombra, além de melhorar o ar da nossa cidade.

Kamenuvol Sep 11, 2014

E creio que não utilizei o termo correto. Aterramento, ligado a eletricidade, tem a ver com fio-terra e não com rede subterrânea. Peço desculpas.

Ágora Rio Sep 11, 2014

Não se preocupa, Kamenuvol! Estamos todos aprendendo por aqui! ;-)

Carlos Sampaio Sep 11, 2014

Um projeto sobre este assunto existe na Empresa Municipal de Informática. Só não sei em que passo está e, provavelmente, foi engavetado.

João Rocha Sep 12, 2014

Apenas quando as empresas de água, luz, internet, telefone,gás, etc trabalharem juntas ou ao menos "serem obrigadas" a trabalhar juntas, essa ideia funcionará bem. vemos por exemplo, diáriamente obras de asfalto liso e um dia depois a cedae quebra tudo e depois a companhia de gás quebra tudo de novo, e o que era para ser asfalto liso, ja ta tudo esburacado, porque não houve uma comunicação entre as partes/ um trabalho conjunto.  A idéia é ótima, mas a prefeitura vai ter que ter muito jogo de cintura ou uma política muito bem estruturada para que as empresas trabalhem em conjunto. =)

Paula Fiorito Sep 16, 2014

Paraty fez isso há alguns anos e o resultado é belíssimo. http://costaverdenoticias.blogspot.com.br/200...belezas-de.html

João Carlos Rocha Sep 16, 2014

A idéia de se realizar uma rede subterrânea já é antiga. Porém, o maior obstáculo seria o compromisso das empresas prestadoras de serviços e concessionárias em se adequarem a um padrão minimo de qualidade, pois observando a rede suspensa de cabeamentos, se torna assustador. Há inúmeros cabos, fora de uso ou danificados, fazendo volume com os cabos em uso e somados aos novos cabos, que diariamente são instalados. Ou seja há um embaralhado de fios, sobretudo nos postes, onde torna-se quase uma missão impossível a identificação.

É urgente um "choque de ordem" nessa situação, cobrando das empresas a retirada ou atualização da rede ou algo similar. Na área de telefonia é onde se encontra esses maiores problemas. Fiz algumas imagens para ilustrar, mas a plataforma não recebe arquivos..porém a situação é de fácil constatação por todos, uma vez qu enão se trata de um problema pontual e sim generalizado na capital.

Artur Ferreira Sep 19, 2014

Esse projeto é capaz de fazer uma enorme diferença no visual da cidade, mas como falaram acima, seria necessário um "choque de ordem" pra cima das empresas e concessionárias pra que isso ande pra frente.

Fernando Sep 23, 2014

Mudar o visual da cidade e trazer mais segurança é fundamental. Mas o que o João falou é bastante pertinente. As empresas precisam se adequar seriamente em relação a isso. Mas vai ser uma baita enganharia aterrar tudo em pouco tempo. 

Roberto Raposo Sep 23, 2014

Acredito que também reduziria ou inibiria os gatos...

Leonardo Valente Sep 24, 2014

Isso já é Lei no Brasil desde a privatização !!

 

Regina Marcia Paschoal Cardoso Sep 25, 2014

Realmente a idéia é muito boa,além de sanar os problemas já citados aqui com certeza deixaria a cidade mais bonita.

 

DIEL Oct 4, 2014

A maioria das cidades de primeiro mundo adotam cabeamento subterrâneo deixando a plástica e segurança das cidades espetacular. O Rio ainda está bem à frente que São Paulo neste quesito, mas temos que trabalhar mais nesse aspecto em outros bairros da zona norte e oeste.

João Pedro Oliveira dos Santos Oct 7, 2014

O Novo Plano Diretor de Curitiba já obriga o cabeamento subterrâneo da rede de fios

Luiz Eduardo Kersten Oct 7, 2014

Entendo que esta iniciativa é excelente, porém precisamos entender que uma obra deste porte é equivalente a um Rio Cidade. Lembram quando a paciência da população acabou com aquelas obras? Os engarrafamentos intermináveis de horas para se locomover em pequenas distâncias? Olhem a rua Voluntários da Pátria em Botafogo e suas adjacências e reparem que lá não existe mais fiação exposta. Fruto de algo parecido com essa sugestão, que veio a reboque da reforma das calçadas e criação das galerias subterraneas adequadas.

Sugiro que acoplada a sua ideia seja feita uma ampla consulta pública repleta de divulgação em todos os meios de comunicação, convocando a população a votar em diferentes propostas para a realização da obra. Caso contrário quem pagará o pato do trasntorno generalizado na cidade será o Governo, neste caso o Prefeito, até que a obra fique pronta. Somos um povo pacífico, mas impaciente demais. 

Emilio Silva Oct 11, 2014

Concordo plenamente, todavia, entende que o Prefeito precisa ter vontade e colocar em votação no legislativo para aprovar leis que obrigem a mudança por partes e definir blocos de mudança, fazendo assim uma mudança suave porém progressiva e total, incluindo as calçadas e se possível com a inclusão de ciclovias.

123 ABC Oct 14, 2014

O enterramento de redes depende do mapeamento prévio do Subsolo da cidade, e até onde sei, as empresas privadas já atenderam a este requisito, ficando pendente apenas uma: CEDAE

Se não mapearem o subsolo, o risco de quebrar para colocar fios e arrebentarem a rede de água é muito grande.

Apesar do sensivel aumento no custo desta operação, já que é mais complexa, que com certeza será repassado nas contas dos clientes, sou à favor da ideia, mas na pratica somente quando a CEDAE trabalhar isto será possível.

Rafa Oct 15, 2014

http://stf.jusbrasil.com.br/noticias/10067025...por-subterranea

 

Rafa Oct 15, 2014

Vamos ler mais gente...

DIEL Oct 15, 2014

É tanta burocracia nesse país e tanta energia que a justiça precisa mobilizar e queimar com um assunto que deveria ser solucionado de forma sensata, criativa e inteligente. A plástica da cidade fica bacana com o aterramento, a segurança aumenta e os espaços se valorizam. Não vamos complicar o descomplicado. Tá difícil de viver no Brasil. Vamos deixar a justiça cuidar de homicídios, latrocínios do que ficar entrando com processo contra a prefeitura para economizar uns trocados para não aterrar fios. As concessionárias já estão ricas demais. Pagamos uma das maiores energia elétrica do mundo da mesma forma que serviços de telefonia, água e tv por assinatura tambem andam pelo olho da cara se comparado a outros países. Vamos copiar o que há de bom lá também. Não vejo em nenhum lugar do mundo indexação de preços anual de tarifas. Só aqui e ainda reclamam de ter que aterrar fios.

Aterramento e primeiro mundo já !!!!

Rafa Oct 15, 2014

https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/14891...as-mapeadas.htm

 

monica teixeira Oct 17, 2014

aprovo totalmente a ideia, esses fios pendurados são do passado.

Andre Vinicius Oct 17, 2014

Esses fios já deveriam estar debaixo da terra a muito tempo, parabéns pela ideia.

bruno francisco Oct 17, 2014

Aprovo a ideia.

Luiz Eduardo Kersten Oct 23, 2014

Muito bom amigo. Tão boa quanto a que esta em primeiro no desafio.

Merece estar entre as 10.

Parabéns

Luiz Eduardo Kersten Oct 23, 2014

Excelente.

Marcio Lincoln da Silva Oct 25, 2014

Muito boa. Isto é possível, e pode ser aplicado com viabilidade nos grandes centros, onde a densidade urbana é muito alta.

Débora Gauziski Oct 26, 2014

Ótima ideia! A fiação aparente enfeia demais a cidade!

Sergio Galvão Nov 5, 2014

Oi, pessoal,

Peço licença a vocês para falar também sobre o seguinte:

O ÁGORA RIO E OS ELEITORES MISTERIOSOS EM ALGUNS GRUPOS

Prezados colegas debatedores, em tempos de tantas denúncias de irregularidades com o patrimônio público, e gestores públicos com guardanapos na cabeça, venho através desta nota alertá-los sobre vários indícios de manipulação do sistema Ágora Rio, colocando totalmente em dúvida a transparência do sistema.  No dia 30/10, analisando rapidamente os dados das propostas mais bem votadas (nada contra as ideias em si, muito pelo contrário), descobri coisas muito preocupantes. Depois disso, tive convicção de que nós, participantes, estamos sendo enganados. Senão, vejamos, uma  pesquisa entre as propostas mais votadas de todos os grupos:

1ª. Ideia mais Votada:  Cestos Ecológicos de Bueiros para Evitar Enchentes - “Instalar nos bueiros da cidade os cestos ecológicos já instalados em alguns bairros”.

Comentários = 216                  Nr. Pontos = 214

                                               Votos a favor = 231

                                               Votos contra = 17

                                               Votos totais = 247

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Prefeitura se posicionaram favoravelmente.  Vejam apenas uma parte:

autor:  Parabéns Prefeito, boa idéia ...! ...sou muito grato ao Prefeito Eduardo Paes e a sua equipe da Seconserva que abraçaram o teste da ideia...

Seconserva :   Prezados, é com muito orgulho que recebemos todos esses comentários sobre um projeto nosso que foi testado de 2009 à 2012, obtendo alto índice de aprovação por todos os que conheceram.

autor:  Realmente Sra. Daniela temos que dar parabéns a iniciativa dos responsáveis pela colocação do projeto em prática aqui no Rio de Janeiro.

Prefeitura :   Boa, Secretaria de Conservação!

Depois disso, outras pessoas da Prefeitura fizeram comentários, e dezenas de aprovações foram registradas sempre que os órgãos públicos ou funcionários públicos se posicionaram sobre o tema, ou quando foram citados.

 

2ª. Ideia mais Votada:  Aterramento dos fios. - “poderia ser feito gradualmente com colaboração das empresas que normalmente quebram as ruas”.

Comentários = 36                     NR. Pontos = 141

                                               Votos a favor = 141

                                               Votos contra = 0

                                               Votos totais = 141

 3ª. Ideia mais Votada:  Colocação de Energia Solar Para Iluminação Pública - “Como já feito em outros lugares do mundo e em outros estados, coloraria nos postes placas solar para captação de energia”.

Comentários = 60                     NR de Pontos: 97

                                               Votos a favor = 97

                                               Votos contra = 0

                                               Votos totais = 97

Novamente aqui a Prefeitura do Rio posicionou-se formalmente: “A Prefeitura do Rio atua desde 2011 com testes do sistema híbrido de iluminação, com dois tipos de alimentação: eólica e solar...”.

4ª. Ideia mais Votada:  "Preservar o Parque Municipal Ecológico de Marapendi Íntegro".   Esta ideia proposta pela Urbanista Andréa Redondo tem o apoio de dezenas de outros reconhecidos urbanistas e defensores do meio ambiente.

Comentários = 194                  NR. De Pontos = 82 .                                              Votos a favor = 162

                                              Votos contra = 80

                                              Votos totais = 242

Também aqui a Prefeitura manifestou-se, mas de forma contrária à proposta de preservação do parque ecológico, e tentando justificar uma ação ilegal e imoral, que passa irresponsavelmente por cima de Lei Federal, além de contrariar pareceres técnicos e jurídicos; em claro benefício de grandes interesses privados. Os integrantes deste grupo de discussão fizeram várias denúncias sobre manipulações. Lá estão vídeos e filmes que denunciam as irregularidades. Para se ter uma idéia, em um único dia se observou a votação de cerca de 50 votos contrários à proposta, sem qualquer entrada de comentários justificando um só dos votos contrários.

 

 5ª. Ideia mais Votada:  Mobilidade Urbana 24 hr - “A ideia é simples, ampliar o horário de funcionamento dos transportes públicos da cidade. Metrô, trem, ônibus, BRT funcionando 24h..."

Comentários = 32                     NR. De Pontos = 80

                                               Votos a favor = 80

                                                           Votos contra = 0

                                                           Votos totais = 80 

 

6ª. Ideia mais Votada: Adolescentes Politizados - Educação Política e Cidadã - “Estimular o ensino da estrutura política brasileira nas escolas para educar os jovens a ter desde cedo uma consciência política”.

 Comentários = 42        NR. De pontos = 73

                                                           Votos a favor = 74

                                                           Votos contra = 1

                                                           Votos totais = 75  

 

 7ª. Ideia mais Votada: Redes Hidroviárias - Mobilidade e Conectividade- “Construção de estações hidroviárias (ex.: Barra da Tijuca) que permitam o transporte de passageiros através de barcas até o Centro do Rio."

Comentários = 90      NR. De pontos = 58

                                                           Votos a favor = 78

                                               Votos contra = 20

                                               Votos totais = 98

 

8ª. Ideia mais Votada: Crédito Verdes - Benefícios fiscais para os que utilizarem "meios ecologicamente corretos na produção de bens ou serviços ou consumo...". 

Comentários = 67                NR. De pontos = 55

                       Votos a favor = 109

                       Votos contra = 54

                       Votos totais = 163

 

Esta última proposta apresenta muita similaridade com o grupo pró-preservação do Parque Marapendi, ou seja: 1) não favorece grandes projetos/contratos corporativos privados,  2)praticamente todos os "debatedores" estavam alinhados com a proposta, mas  a ideia recebeu, inexplicavelmente, grande volume de votos contrários.

O primeiro ponto que nos chama a atenção, portanto, é a quase ausência de votos contrários nas propostas em geral; em contraste com as três propostas referidas: “Preservação do Parque...” com 50% de votos contrários; “Redes Hidroviárias” (proposta para transporte hidroviário), com 25% dos votos totais negativos; e a proposta "Crédito verde", com 33% dos votos negativos, enquanto nas demais o máximo foi de 7,4%. É até natural que ocorra um desinteresse geral em votar contrariamente às propostas, ou seja: se a pessoa não tem interesse no tema, e/ou entende que aquela proposta não a prejudicará, ela simplesmente se omite. Nos comentários destes três grupos praticamente todos os debatedores falaram a mesma linguagem; contrastando, porém, com o número de votos contrários. No grupo Preservação do Parque...”, através de 194 notas de participação, apenas dois ou três se manifestaram com dúvidas ou contrários. Entretanto, sorrateiramente, 80 votos contrários anularam 80 votos positivos na ideia, ou seja, 50% do total a favor (162), e sem qualquer justificativa ou argumento! Acessaram o site, e sem discutir a ideia, votaram expressivamente para negativar a proposta de preservar o parque. Quem teria interesse em entrar anonimamente no sistema e votar contra a Preservação do nosso patrimônio ecológico!?

Curiosamente, ideias que a prefeitura e alguns grupos privados apoiam, mesmo recebendo críticas e argumentos fortes contrários de vários debatedores, não recebem votos negativos; ao contrário daquelas que questionam a prefeitura e seus parceiros, ainda que os participantes estejam alinhados com a proposta.

Convicto de ter sido iludido verifiquei outras propostas e encontrei vários indícios de manipulação, com práticas recorrentes, que qualquer um de vocês, agora que alertados, poderão perceber com facilidade.

O mais evidente é a distribuição de votos contrários ou a favor, em relação ao posicionamento da prefeitura e suas secretarias. Vejam o comentário da prefeitura em um grupo que propõe a adoção de bagageiros nos ônibus que fazem ligação com aeroportos, curiosamente o mais votado do tema:

"Rodrigo. Muito obrigado pela sua ideia. Acho que você vai ficar feliz em saber que ela já vem sendo adotada aqui no Rio! O BRT Transcarioca, que liga a Alvorada ao Aeroporto Galeão, já conta com ônibus com bagageiros...”

Agora vejamos a discussão da proposta “Fim de transporte alternativo de passageiros em Kombis e Vans". Sem entrar no mérito, mas apenas para exemplificar os indícios de manipulação, este caso chega a ser grotesco, com exclusão de notas de manifestantes com opiniões contrárias à proposta! Certamente não é coincidência o fato que uma daquelas três ideias mais votadas também teve elevada proporção de votos contrários visto que também trata de transporte alternativo, o hidroviário.

Concluindo, o conjunto de aspectos estranhos e questionáveis expostos nesta análise sugere que estejam ocorrendo manobras espúrias; aponta para manipulação/má fé, de pessoas e/ou empresas com grandes interesses econômicos no Município.

O projeto Ágora Rio, que ao chamar a população para debater ideias sugere a imagem de transparência nos projetos da prefeitura relacionados aos JO, bem como para projetos futuros baseados na opinião da sociedade civil carioca; tem obrigação de esclarecer os pontos nebulosos detectados por vários "contribuidores" que aceitaram o convite para participar.

É necessário garantir, neste sistema, que os interesses privados não se aproveitem de um projeto, essencialmente bom, para legitimar ações ilegais e imorais e que vão de encontro aos melhores interesses da própria população!

Recomendo que vocês visitem a proposta “Preservação do Parque Ecológico de Marapendi Integro”, leiam as notas e tirem outras conclusões sobre a injustiça cometida contra a proposta. Para citar a opinião de apenas um especialista,  uma Urbanista internalcionalmente  conhecida, Ercília Herzog, que é  autora do livro “Cidades para TODOS: (re)aprendendo a conviver com a NATUREZA”. Veja a opinião dela sobre o assunto:

“O maior patrimônio da cidade é o ecológico-social. Os remanescentes de ecossistemas de Mata Atlântica que incluem restinga e mangue são essenciais para a qualidade de vida e podem ser um tremendo gerador de renda, que poderia atrair turistas do mundo todo. Essas áreas devem ser protegidas e conservadas, a população deve poder usufruir diretamente sem impactar nos processos e fluxos naturais.

Aqueles que assistiram a reportagem sobre o Rio São Francisco hoje, agonizante, em contraste com a sua pujança de poucos anos atrás entende perfeitamente a importância de preservar estas áreas ecológicas. Ao invés disso, a prefeitura, traindo o carioca, entrega essa riqueza para alguns poucos a destruírem, a troco de quê??????

Como vocês podem perceber, a proposta Preservação do Parque Ecológico...” em nada se contrapõe às demais propostas. Por esta razão venho propor uma participação geral nesta discussão, seguidos de muitos votos, não visando apenas a preservação do parque em si, mas, sobretudo para proporcionar o aumento da representatividade popular e fazer frente aos interesses privados que se colocam acima das leis e do interesse público.

Dessa forma estaríamos duplamente protestando contra:

1)    as benesses da prefeitura em favorecimento de grupos privados, às custas do povo carioca;

2)    os indícios de manipulação do sistema Ágora Rio, obrigando a prefeitura a se posicionar sobre o assunto, a fim de que também no futuro este sistema não venha a ser utilizado para legitimar atos administrativos suspeitos e sem qualquer transparência.

 

Rioluz Nov 5, 2014

Olá, muito obrigado pela sua ideia!

Desde setembro de 2011, a partir de um decreto municipal, a Rioluz executa todos os novos projetos de iluminação da cidade em rede subterrânea. Com isso, nosso objetivo é promover o ordenamento urbano e proteção do patrimônio histórico, cultural do Rio. O decreto mencionava que todas as concessionárias de energia, telefonia ou TV realizassem o mesmo procedimento, mas uma liminar da justiça derrubou o decreto do Prefeito, e as empresas concessionárias ainda não o cumpriram. A Rioluz manteve o determinado pelo Prefeito e, desde 2011, todos os novos projetos são executados em rede subterrânea, como Transoeste, Transcarioca, Avenida das Américas, entre outras áreas do Rio.


Abraço,

Usuários marcados:

Ágora Rio Nov 7, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Ágora Rio Nov 17, 2014

This idea has been advanced to the next phase

Share