VLT ligando São Cristovão a Lagoa via Túnel Rebouças

por
Jaime Colorado
Jaime Colorado | Apr 2, 2015 | em Mobilidade Urbana

Existe um grande volume de pessoas que demanda este trajeto, que é feito pela linha de ônibus 460. Estes ônibus ficam presos em meio a engarrafamentos constantes mas representam um importante eixo de conexão zona norte / zona sul.

A proposta consiste em:

1. Conectar o VLT do Centro e do Porto Maravilha do Rio a estação Multimodal (Metro / Supervia / Ônibus) de  São Cristovão, antecipando o HUB de transportes e retirando-o da Central do Brasil (Ideia já colocada e detalhada aqui: https://desafioagorario.crowdicity.com/post/84651 )

2. Utilizar a área entre os pilares do elevado Rufino Pizzaro e entre as mãos da Rua Paulo de Frontin, sobre o Rio, fechando-o e implantando os trilhos sobre para a passagem ligando da Av. Francisco Bicalho ao acesso ao Túnel Rebouças.

3. Utilizar as faixas da esquerda, em cada sentido do túnel Rebouças, para a circulação do VLT

4. Utilizar os canteiros centrais da Av. Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, apenas com um par de trilhos unidirecional no sentido anti-horário em relação a lagoa, evitando assim derrubada de arvores ou necessidade de ocupação das pistas

5. Conectar o novo acesso ao Metro General Osório, na Lagoa.

6. Retornar ao túnel Rebouças passando por uma estação reguladora de horários de VLT na Praça Professor Arnaldo de Morais, em frente ao corte do Cantagalo.

Ganhos: substituição das linhas de ônibus, ganho em velocidade de ligação entre zona norte e zona sul e fechamento de um anel sobre trilhos da linha 2 do metro e a linha 1, sem necessidade de obras expressivas.

editado em abr 2, 2015 por Jaime Colorado

José Henrique Melman Apr 2, 2015

Gostei da ideia! Claro que preferia sem o Rufino Pizzaro, mas essa derrubada já é proposta em alguma outra ideia :)

Você não gostou muito da ideia, mas se houvesse um VLT pela Zona Sul como na ideia https://desafioagorario.crowdicity.com/post/99596 nem precisaria dar a volta na lagoa, bastaria conectar na Av. Jardim Botânico e em Ipanema.

Jaime Colorado Apr 2, 2015

Sempre acabo focando na ligação entre as zonas da cidade.

Isabela Saramago May 2, 2015

Essa idéia é muito interessante. Junto a isso, acrescento a implantação de ciclovias exclusivas aos ciclistas e calçadas exclusivas aos pedestres, sem compartilhamento. Eu não compreendo o porque que aqui no Rio de Janeiro as ciclovias são compartilhadas com os pedestres, os pontos de ônibus, os cachorros,... 

A implantação dos VLTs tanto na Lagoa como na Av. Paulo de Frontin deverá ter um grande estacionamento para as bicicletas. E a acessibilidade devida ao pedestre, com sinalização, largas calçadas e pavimento seguro, iluminação e claro equipamento urbano como bancos, paisagismo, lixeiras, etc.

 

Share