Desafio Ágora Rio

Categorias

Avaliação coletiva das linhas de ônibus do Rio

Postado por Ágora Rio (Admin) Nov 17, 2014 Postado em

Informações gerais:

Autor: Igor Abreu

Fase de discussão:

  • Avaliações positivas: 67
  • Avaliações negativas: 1

 

Fase de avaliação:

  • Avaliação de 1 estrela: 20
  • Avaliação de 2 estrela: 1
  • Avaliação de 3 estrela: 1
  • Avaliação de 4 estrela: 5
  • Avaliação de 5 estrela: 16
  • Média: 2,91

 

Descrição:

Plataforma online em que os usuários poderão avaliar o serviço prestado pelas empresas de ônibus do Rio de Janeiro através de notas, comentários, fotos e vídeos..

Comentários destacados:

O autor da proposta argumentou que a ideia de criar uma plataforma online onde os usuários poderão explicitar suas experiências cotidianas através da avaliação das linhas de ônibus que utilizam diariamente faz-se necessária diante do fato de que o ônibus é o meio de transporte público mais utilizado na cidade do Rio de Janeiro. A proposta pode dar aos órgãos responsáveis a possibilidade visualizar e consultar, conjuntamente com a população, o nível da qualidade do serviço prestado pelas empresas de ônibus. A avaliação de cada linha de ônibus funcionaria em cinco categorias: Conservação / limpeza; Frequência; Lotação; Condução; Preparo dos funcionários.

Somado à avaliação das categorias, a plataforma possibilitaria também o envio de vídeos e imagens que expressem problemáticas presentes no cotidiano dos usuários.

A avaliação poderia ocorrer em ciclos trimestrais ou semestrais, para também viabilizar uma análise em longo prazo.

Cria-se, então, a possibilidade para que a população tenha uma base para exigir melhorias e o governo uma base para identificar os problemas.

Na discussão, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que já existe a possibilidade de avaliar os serviços de ônibus através do telefone 1746, que também está disponível em aplicativo para smartphone. Essas reclamações são consolidadas num ranking de linhas/Consórcios mais reclamados, que está disponível no site Transparência da Mobilidade (http://www.rio.rj.gov.br/web/transparenciadamobilidade/). Esse ranking orienta as ações de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Transportes.

Nos comentários, o autor afirmou que esse tem funcionado apenas como uma extensão do SAC. Para ele, a ideia é que seja público o resultado da avaliação dos usuários, de forma que a população possa ter uma base para exigir melhorias pressionando a fiscalização municipal.

Links / Referências:

Aplicativo "No Ponto Certo": http://www.rioonibusinforma.com/no-ponto-certo-lanca-aplicativo-gratuito-que-permite-avaliar-motoristas/  

Essa publicação foi editada em nov 17, 2014 por Ágora Rio

Este post tem 2 assinantes

Comentários (1)

João Pedro Maya diz... Jan 7, 2015

Acho esta ideia muito boa, pois trata-se de um importante passo para uma melhor gestão sobre o transporte de onibus na cidade do Rio de Janeiro e também para uma melhor experiência do usuário com este tipo de transporte.

Vejo que é de suma importância a criação de algum portal contendo estas informações sobre linhas, trajetos e itinerários, tempos de chegada e partida, além de outros dados de qualidade como atrasos, limpeza dos coletivos, opinião dos usuários sobre aquela linha. Ou seja, o consumidor deste tipo de serviço precisa de um portal de informações integradas sobre os transportes públicos do RJ (metrô, barcas e onibus) não somente com informações técnicas e práticas mas também contendo a opinião dos usuários. Esta avaliação qualitativa poderia servir de paramêtro para a autoridade municipal de transportes da cidade.

As ferramentas que temos hoje nas mãos são muito poucas. Eu, como usuário de transportes, não tenho onde consultar sobre linhas e trajetos de onibus. Não tenho como saber o que os usuários falam sobre tal linha ou tal transporte, por exemplo.

Somente o site Vá de Onibus da FETRANSPOR tem dados sobre linhas de onibus, somente. O aplicativo para celular deles não funciona, pois não reconhece as ruas que digito, por ex, quando no site as mesmas são reconhecidas. O aplicativo Ponto Certo é uma boa ideia, mas pobre de execução. Era um aplicativo limitado ao usuário registrar uma nota sobre a viagem em uma linha de onibus, sem poder ver o resultado geral, a avaliação que os usuarios fizeram sobre as linhas.

Tanto o site quanto o aplicativo saíram do ar, logo os usuários de transporte público no RJ não tem quase nenhuma orientação, nenhum conteúdo hoje sobre o meio que possibilita a eles se locomoverem diariamente pela cidade.

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share