Desafio Ágora Rio

Categorias

Rio. Maracanã. Parque

Postado por Ágora Rio (Admin) Nov 17, 2014 Postado em

Informações gerais:

Autor:  igs.muchelin

Fase de discussão:

  • Avaliações positivas: 51
  • Avaliações negativas: 0

 

Fase de avaliação:

  • Avaliação de 1 estrela: 18
  • Avaliação de 2 estrela: 0
  • Avaliação de 3 estrela: 1
  • Avaliação de 4 estrela: 1
  • Avaliação de 5 estrela: 16
  • Média: 2,92

 

Descrição: 

Implantar Parque Paisagístico, abrangendo a revitalização do Rio Maracanã e sua faixa de proteção, junto à estátua do Belini, do Maracanã.

Comentários destacados:

De acordo com o autor da proposta, a iniciativa visa melhorar as condições climáticas, mitigar as inundações e  qualificar a área do Rio Maracanã através de tratamento e  revitalização do rio, elemento de identidade, relevância  e de valor ambiental e estético  da região, em frente à  Estatua do Belini.

A  remodelação e ampliação da faixa de proteção do Rio se apresenta como parte essencial para um Parque Paisagístico Natural,  requisito que, ao ser oferecer cenários verdes e atrativos turístico, valoriza o espelho d´água e a vegetação e acrescenta novos cartões postais e espaços deslumbrantes para fotos, até a Quinta da Boa Vista.

O planejamento das ações do Parque prevê alargamento da calha do rio com deslocamento do trânsito, contudo, sua localização privilegia a melhoria da qualidade do ar, da água, reduz as enchentes, e ainda enobrece o complexo esportivo  do Maracanã, oferecendo bem estar, educação, saúde e atração para visitantes: um legado ambiental especial a população do Rio de Janeiro e as olimpíadas Rio/2016.   

Publicações relacionadas

Essa publicação foi editada em nov 17, 2014 por Ágora Rio

Este post tem 4 assinantes

Comentários (6)

caetanoand diz... Nov 20, 2014

Excelente ideia! Mas é necessário a instalação de câmeras na região para que a segurança da área não fique comprometida, visto que ali nas redondezas do estádio, perto da Uerj e do Cefet pessoas são assaltadas constantemente. No aterro do Flamengo por exemplo a segurança deixa a desejar e "estraga" um bom projeto.

Pedro Oliveira diz... Nov 21, 2014

Concordo que seja necessária segurança por câmeras, até independente de se construir ou não um parque. Inclusive esse é o papel do centro de operações da prefeitura. http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/

Ignez Muchelin diz... Nov 21, 2014

A iniciativa do Parque vai muito além, ao oferecer as melhores condições ambientais para o rio Maracanã e proteção para  sua faixa marginal, primordialmente  no  entorno do Complexo Esportivo do Maracanã e, ainda , influenciar a redução, de forma não estrutural das inundações e do CO2.  Trata de realizar intervenções, internacionalmente  bem-sucedidas, que  focam a sustentabilidade  da cidade , com melhoria e aproveitamento dos recursos naturais( água,vegetação,...)para oferecer  espaços dignos, saudáveis e seguros para os atletas e paratletas , a população em diferentes faixas etárias  e  visitantes.

O uso de energias alternativas para iluminar de modo eficiente  e alimentar câmeras de monitoramento para fins de segurança e visibilidade,  constitui prática a ser incorporada no cotidiano da cidade, alargando e contribuindo  para ampliar a dimensão ambiental, a acessibilidade e a sustentabilidade dos espaços públicos

Usuários marcados:
Ignez Muchelin diz... Nov 23, 2014

A ideia do legado é oferecer ao turista e ao carioca uma área com mais segurança  e qualidade ambiental, realçar o valor do rio e da vegetação  para emoldurar novas paisagens e fazer sobressair o patrimônio  público   do Complexo Esportivo do Maracanã,  que  realiza atividades  benéficas  para a saúde  e educação da sociedade;  além de  apresentar  monumentos  de arte  e cultura, em homenagem aos  campeões esportivos: futebol, atletismo, natação, vôlei. ., como Pelé, Garrincha, Marta, Cielo, Scherer, Neimar, Bernardinho, entre tantos. Tais ações  visam enobrecer  e   despertar o interesse para  práticas esportivas  e olimpicas de  crianças e jovens   e  boas lembranças aos demais visitantes.

É bom lembrar que a segurança da região,  envolve a aplicação de tecnologia e passa pela busca da regeneração ambiental e do comprometimento  da qualidade dos recursos naturais,  para a geração atual  e futura .  O Rio vai  mudar, não será mais como no passado ao promover a  sustentabilidade  de uma das mais formidáveis,  relevantes  e visitadas áreas da cidade.  É fundamental tratar e abrir espaços para as águas do rio e  as  arvores, evidenciando a  interdependência e valorização de toda a área da bacia do rio Maracanã. Aqui   implica eliminar a poluição causada pelos efluentes sanitários  e pelo lixo, afastar as fontes de CO2 do  transito, impedir novas ocupações, tornar  permeável  áreas de  asfaltos e concretos dos pavimentos e calçadas e ainda  adequar a calha do rio.

Solange Machado diz... Nov 23, 2014

Projeto Maravilhoso! A cidade do Rio de Janeiro, cartão postal do Brasil precisa cuidar de seu meio ambiente para mostrar ao mundo não só beleza, mas qualidade de vida!

Marcia da Costa diz... Nov 24, 2014

Acho super válido projetos como esse, porque nossa cidade maravilhosa merece que o meio ambiente seja sempre respeitado com ações de embelezamento e de infraestrutura como essa, imaginem termos o Rio Maracanã sem enchentes ?????? Será Maravilhoso !!!!! Apoio totalmente o projeto.

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share