Desafio Ágora Rio

Categorias

Operações Urbanas na zona norte

Postado por Ágora Rio (Admin) Nov 17, 2014 Postado em

Informações gerais:

Autor:  IsraelLourenço

Fase de discussão:

  • Avaliações positivas: 42
  • Avaliações negativas: 1

 

Fase de avaliação:

  • Avaliação de 1 estrela: 14
  • Avaliação de 2 estrela: 0
  • Avaliação de 3 estrela: 2
  • Avaliação de 4 estrela: 2
  • Avaliação de 5 estrela: 12
  • Média: 2,93

 

Descrição:

Operações urbanas semelhantes à do Porto Maravilha em bairros da zona norte, principalmente ao longo das linhas férreas.

Comentários destacados:

De acordo com o autor da proposta, estas operações urbanas poderiam ser feitas como uma PPP (Parceria Público Privada), semelhante ao que está sendo realizado na região portuária. Os bairros que são cortados pelas linhas férreas, como Madureira, Engenho de Dentro, Cascadura, Bonsucesso, Olaria, entre outros, teriam prioridade nos recursos públicos e privados.  Construção de ciclovias, aterramento da fiação aérea, revitalização das vias, saneamento e isenção fiscal para a instalação de moradias populares e empresas de serviços seriam fundamentais para que problemas relacionados à mobilidade urbana e melhor utilização do solo fossem resolvidos.

Para o autor, de fato o projeto do Bairro Maravilha vem sendo implantado nestes bairros. Mas ainda está longe do ideal, pois quando se fala em operação urbana, se fala também em organizar a ocupação do solo com subsídios para instalação de empresas e moradias populares perto de transportes de massa como trens, metrô e BRTs.

Resposta da Secretaria:

SMO: Atualmente, a Secretaria Municipal de Obras tem se dedicado ao projeto Bairro Maravilha Norte. Ele contempla alguns dos bairros que você citou. Em Madureira, o Bairro Maravilha está requalificando 27 vias, com novas calçadas e asfaltamento. O mesmo já aconteceu em Oswaldo Cruz e Cascadura, onde o projeto já renovou 76 vias, totalizando 456,4 mil metros quadrados de calçada e 259,3 mil m² de asfalto.

O Bairro Maravilha Norte também chegará ao Engenho de Dentro, Marechal Hermes, Acari, Colégio e Honório Gurgel. A ideia é dar cara  nova  aos  bairros e comunidades, implantando  redes  de  infraestrutura e garantindo mais qualidade de vida aos cariocas. 

Publicações relacionadas

Essa publicação foi editada em nov 17, 2014 por Ágora Rio

Este post tem 1 assinante

Comentários (2)

Israel Lourenço diz... Nov 20, 2014

Esse processo de revitalização é fundamental para que possamos ter um equilíbrio de oportunidades na cidade e também nos serviços públicos. Com as operações urbanas, a tendência é que haja um aumento progressivo nos investimentos públicos e privados nessa região. Ao longo das linhas férreas o que se vê atualmente são áreas degradadas com imenso potencial de investimento.

Jaime Colorado diz... Feb 6, 2015

O dificil é ver o Prefeito declarando isto

" Posso dizer que esta obra é uma espécie de declaração de amor ao Rio de Janeiro. Seu subúrbio viveu mais de 49 anos de um abandono em alto grau. Quando entregamos a Transcarioca, não falamos apenas de mobilidade, mas da recuperação dos bairros do subúrbio carioca, que é a alma dessa cidade. O BRT vai permitir que o Rio de Janeiro se encontre e redescubra sua verdadeira identidade."

 

 Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4756186

 

A SMO declarando isto:

 

" Em nota, a Secretaria municipal de Obras informou que a implantação do Parque Madureira reduziu em três graus a temperatura da região. De acordo com o órgão, a prefeitura realiza “ações a fim de reduzir a sensação térmica na cidade” e que a implementação dos BRTs é acompanhada pela reurbanização das regiões em torno e do plantio de árvores."

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/verao/obr...s-15065781.html

 

E entregando isto:

 

Passarela São Cosme: http://i.imgur.com/owi5PI9.jpg

Área proposta de UOP da Zona da Leopoldina: http://i.imgur.com/3faC91B.jpg

Praça Renatinho Partideiro: http://i.imgur.com/QdjB42F.jpg

Praça Prof. Mourão Filho: http://i.imgur.com/QQOjSRQ.jpg

 

Serão estes os exemplos de "Operações Urbanas" na Zona Norte ou é apenas um privilégio de Ramos?

Será que a proposta do Àgora será tratado com o mesmo "amor" declarado pelo Prefeito?

 Pena que o autor da ideia não esteja aqui para ver...

 

 

 

 

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share