Desafio Ágora Rio

Categorias

Mobilidade urbana via Baía de Guanabara

Postado por Ágora Rio (Admin) Nov 17, 2014 Postado em

Informações gerais:

Autor:  PAULO SPERONI

Fase de discussão:

  • Avaliações positivas: 108
  • Avaliações negativas: 1

 

Fase de avaliação:

  • Avaliação de 1 estrela: 24
  • Avaliação de 2 estrela: 0
  • Avaliação de 3 estrela: 1
  • Avaliação de 4 estrela: 2
  • Avaliação de 5 estrela: 24
  • Média: 3,04

 

Descrição:

Aproveitar mais o potencial hidroviário da Baía de Guanabara, oferecendo mais conexões com a Região Metropolitana e mais estações na cidade (como Fundão e Galeão).

Comentários destacados: 

De acordo com o autor da proposta, a Baía de Guanabara não só fornece um belo cartão postal, mas também é a solução para desafogar o transporte interurbano no Grande Rio, centralizado na Ponte Rio-Niterói. O sistema de barcas já foi muito vigoroso décadas atrás e deve voltar a receber os investimentos e a importância que lhe cabem, já que se trata de uma solução viável e barata para desafogar o movimento pendular diário daqueles que saem das cidades dormitórios para trabalhar no centro do Rio. Deveríamos reformar os atuais atracadouros e dar novas barcas aos cariocas. Mas, para além, é importante pensar novas linhas e estações que contemplem pontos esquecidos na Baía.

Por que não temos uma linha entre São Gonçalo e o Centro do Rio? Ou então ligando os centros de Sâo Gonçalo e Niterói? O Fundão merecia uma estação, assim como o Aeroporto do Galeão. As opções são inúmeras e o investimento é bem menor do que as faraônicas escavações da Linha 4. 

Links / Referências:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-15/improviso-para-dar-mobilidade-aos-turistas-durante-a-copa.html

Publicações relacionadas

Essa publicação foi editada em nov 17, 2014 por Ágora Rio

Este post tem 2 assinantes

Comentários (3)

Bernardo Villano diz... Nov 20, 2014

E ainda ajudaria na aproximação das pessoas com esse ambiente, trazendo maior sensibilidade à sua preservação, colaborando para as inúmeras ações dos governos voltadas à despoluição da Baía. 

Ágora Rio diz... Nov 23, 2014

Durante o evento de discussão no Museu de Arte do Rio, no dia 7 de novembro, o representante da Secretaria Municipal de Transportes disse que quando se trata de trechos com ligações intermunicipais, a política a ser implantada não se refere à prefeitura, e sim ao governo do estado. "Isso, no entanto, não quer dizer que o transporte aquaviário dentro do município do Rio não precise de investimento. É preciso um estudo específico nesse sentido, porque pode ser uma medida viável. Estudos sobre embarcação, altura das pontes que existem nos locais, etc. Para 2016, por exemplo, está prevista a implantação de transporte aquaviário ligando a Barra da Tijuca a Jacarepaguá, uma das regiões que mais cresce na cidade. Há uma demanda forte nesse sentido".

 

"E, além dessas regiões (Barra / Jacarepaguá), a proposta pode ser disseminada para outras regiões. No Caju caberia bem uma ligação, muito pela questão do trânsito que ali tem crescido. Além de outras localidades. É uma demanda real.", completou.

João Pedro Maya diz... Jan 7, 2015

Acho de suma importância voltarmos a planejar e realizar a exploração de mais linhas comerciais de transporte público marítimo usando a Baía de Guanabara. Chega a ser tacanha a nossa capacidade de desempenho neste modal. Em Hong Kong, na China, existem 96 linhas de transportes que são exploradas por lá.

Gostaria de saber mais sobre a implantação de transporte aquaviário previsto para 2016. Vocês podem dar mais dados sobre este estudo?

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share