Desafio Ágora Rio

Categorias

Ciclovia e Ciclofaixa ligando estações BikeRio

Postado por Ágora Rio (Admin) Nov 17, 2014 Postado em

Informações gerais:

Autor: Clarissa Mello

Fase de discussão:

  • Avaliações positivas: 105
  • Avaliações negativas: 12

 

Fase de avaliação:

  • Avaliação de 1 estrela: 18
  • Avaliação de 2 estrela: 1
  • Avaliação de 3 estrela: 1
  • Avaliação de 4 estrela: 5
  • Avaliação de 5 estrela: 17
  • Média: 3,05

 

Descrição:

Criação de ciclovia e ciclofaixa ligando estações BikeRio na Tijuca, Centro e Zona Sul.

Comentários destacados: 

De acordo com o autor da proposta, o BikeRio é um projeto muito bacana e muito utilizado pelos cariocas - não é à toa que está sendo expandido para Tijuca. Entretanto, é preciso criar vias exclusivas para ciclistas, que garantam a segurança de um deslocamento pela cidade, principalmente no Centro - como Av. Presidente Vargas. O ideal é interligar as estações, para que o ciclista possa chegar nas principais regiões da cidade em segurança.

 

A ciclovia é um espaço segregado para bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. 

A ciclofaixa é quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz.

Resposta da Secretaria:

SMAC: Estamos elaborando um projeto para ampliar a malha cicloviária na Tijuca. Ele será implementado já a partir de 2015. A ideia é que as novas rotas cicloviárias e bicicletários na Tijuca estejam interligadas, como alimentadoras, aos transportes de massa. Assim, esperamos facilitar o acesso dos tijucanos tanto ao centro, quanto aos demais bairros da cidade.

Essa publicação foi editada em nov 17, 2014 por Ágora Rio

Este post tem 2 assinantes

Comentários (6)

Clarissa Mello diz... Nov 17, 2014

Caros, essa resposta não dá solução ao problema principal, que é dar segurança no deslocamento entre as estações, para que o ciclista possa andar em segurança e devolver a bike em segurança. A bike rio não é só na Tijuca. É Centro e Zona Sul também. E por isso as estações devem ser interligadas, para que os usuários possam deslocar entre as regiões. Que está sendo ampliada a malha da Tijuca eu já sei. Não é essa a sugestão. Pegando a bike no Largo do Machado, por exemplo, eu não consigo devolver na Rua de Santana em segurança, porque não há ciclovia interligando.

É possível uma resposta que não fuja à ideia proposta?

Grata.

Bruno Moura diz... Nov 17, 2014

Isso não foi uma resposta, foi apenas um comentário (irrelevante, digasse de passagem) sobre o tema. Nem de longe tocou no teor da proposta e no problema que é: Usuários da Bike Rio não possuem segurança ao usar as bicicletas em diversos trechos que interligam as estações. A proposta é boa. Os trajetos das "Bikes Rio" acontecem justamente entre as estações, pois os usuários precisam sempre colocar as biciletas nas estações após o uso.

O projeto da Bike Rio é ótimo e merece ser insentivado e expandido. Bicletas signigicam mais saúde e bem estar, menos poluição, melhor aproveitamento da vias públicas etc.

Uma pena, o Ágora Rio poderia ser uma ótima ferramente de diálogo da sociedade com a Prefeitura do Rio. No entanto, respostas como esta, que nem de longe abordam a questão, demonstram que a Prefeitura não está pronta ou interessada em dialogo, que desejam somente fazer publicidade e "posar" de moderna e democrática.

Ágora Rio diz... Nov 17, 2014

Prezados Bruno e Clarissa,

Nesta etapa do Ágora Rio, estamos apenas compilando as informações mais relevantes sobre essa ideia que surgiram ao longo das outras etapas. Esta não é (e não será) a resposta final à essa proposta. 

Como só soubemos de fato quais seriam as ideias finais do Desafio nessa madrugada, ainda não conseguimos compilar todas as informações (estamos fazendo isso permamentemente nesta semana).

É por isso que nesta fase é imprescindível a participação dos usuários da plataforma que podem comentar aqui quaisquer informações relevantes (que surgiram nas discussões físicas ou virturais) que sintam que está faltando nessa compilação das ideias. 

Contamos com a ajuda de vocês nessa fase! 

Usuários marcados:
Clarissa Mello diz... Nov 17, 2014

Obrigada, gente! Acredito na ferramenta e acredito que possamos trabalhar para melhorar a nossa cidade. :)

Marcelo Miranda diz... Nov 19, 2014

Deve ser feita a implantação de ciclovias, pois a garantia de segurança no trajeto acabará sendo estímulo para o aumento do número de pessoas que usarão bicicletas em seus deslocamentos. Na verdade nem sei porque se discutir isso com a Prefeitura, pois esta é uma iniciativa que deveria ter partido deles mesmos. Cidades bem organizadas pelo mundo já adotaram o estímulo ao deslocamento por bicicletas como prioridade em seu planejamento de mobilidade urbana. 

Acho que um projeto radical de ciclovias pode desagradar principalmente a quem se desloca em carros, pois pode implicar em algumas restrições ou mesmo em perda de faixa na rua, mas devemos lembrar dos benefícios do uso da bicicleta para as cidades e para as pessoas. Além disso, o carro é um uso privado do espaço público e o poder público pode organizar o uso do espaço público conforme for mais conveniente para a coletividade.

Israel Lourenço diz... Nov 20, 2014

É importante também implementar mais ciclovias e estações do Bike Rio nas zonas norte e oeste. Há uma demanda reprimida justamente por falta de infraestrutura cicloviária.

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share