Desafio Ágora Rio

Categorias

Ágora Rio é apresentado a representantes da sociedade civil

Postado por Ágora Rio (Admin) Sep 20, 2014

apresentacao palacio

Lançado há uma semana, o Desafio Ágora Rio foi apresentado na manhã desta quinta-feira (18/09), no Palácio da Cidade, em Botafogo, a representantes da sociedade civil, empresários, representantes de ONGs e movimentos culturais, além de conselheiros da cidade. Em nove dias, o site já conta com 654 participantes e 132 propostas cadastradas.

 

Inédita plataforma colaborativa governamental para discussão de políticas públicas, a ferramenta exerce o papel de uma grande rede social voltada à discussão de propostas que venham a aprimorar a gestão do município do Rio de Janeiro. Como primeiro desafio, o cidadão está sendo convocado a debater o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Porém, a cada três meses, será lançado um novo desafio, com temas importantes para o desenvolvimento da cidade.

 

apresentacao palacioDurante o evento de quinta-feira, foi ressaltada a importância da participação das comunidades na tomada de decisões do governo municipal. Para isso, as Naves do Conhecimento, coordenadas pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), terão papel fundamental na convocação dos moradores do entorno. Para apresentar a ferramenta a seus visitantes, serão exibidos vídeos nos trailers dos filmes e início dos cursos. Além disso, o Ágora Rio estará presente na página inicial dos computadores nas Lan Tables das naves.

 

- A população quer ser ouvida. Essa proposta de integração vai possibilitar que a cidade interaja e se torne mais atuante. Um grande exemplo do que estou falando aconteceu durante o processo de escola da marca “Rio 450”. Quando o processo de escolha foi integrado às Naves registrou-se a marca de 1.500 propostas em apenas uma semana - falou o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

 

Coordenador do programa Rio+Social, do Instituto Pereira Passos (IPP), Pedro Veiga afirma que a ferramenta também será levada às áreas pacificadas da cidade:

 

riomaissocial

- A ideia é que possamos levar a discussão para essas áreas e pulverizar informações que incentivem as pessoas a participar e debater os problemas da cidade inteira. Para isso, vamos difundir a plataforma nas centenas de fóruns que participamos e trazer a comunidade para dentro da plataforma. Além dos temas já sugeridos, essas comunidades poderão indicar assuntos de maior relevância para o cotidiano delas.

 

 

O coordenador do Desafio Ágora Rio, Luti Guedes, afirmou que a convocação da população será reforçada em encontros que serão realizados em outros territórios populares e universidades. Para ele, essa “nova experiência de cidadania”, como ele define a ferramenta, precisa transbordar a internet para o mundo real. Por isso, ele buscará o apoio da sociedade a partir de ações que serão realizadas em diversas regiões do Rio:

 

- Estamos muito felizes com a adesão das pessoas e com a disposição delas para reconstruir a cidade ao lado da prefeitura. Apresentaremos a ferramenta à população através de eventos que realizaremos em localidades como Madureira, Alemão, Vila Aliança, Lapa e Méier. Queremos nos espalhar por toda a cidade e mostrar aos cariocas o quanto é importante sugerir ideias, uma vez que serão os principais beneficiados.  

 

Também presente ao evento, a coordenadora de mídias sociais do Instituto EixoRio, Fraulem Damasio, pretende conquistar a adesão da população jovem da zonas Norte e Oeste por meio de eventos culturais que contarão com a presença de pessoas influentes de cada localidade:

 

- Como instituto de articulação urbana, pretendemos estabelecer um vínculo entre a rua e o Ágora, pois é na rua que se escuta mais. Apresentaremos a ferramenta e discutiremos propostas de maneira que eles compreendam, através da música e demais atividades ligadas à arte urbana. Pretendemos explicar a ferramenta e utilizá-la na hora, de maneira que possamos criar discussões imediatas - disse Fraulem. 

 apresentacao palacio

 

Desafio Ágora Rio:

 

A iniciativa foi inspirada na Ágora grega, espaço público rodeado por mercados, feiras e prédios públicos, onde, além de compras, os cidadãos discutiam políticas na Grécia Antiga. O projeto da prefeitura tenta resgatar a participação do cidadão em uma política municipal inovadora, para construir uma cidade cada vez melhor.  

 

Todos os desafios terão a mesma estrutura. A primeira etapa é a fase de proposição, na qual os participantes poderão dar suas ideias e discutir com os demais na plataforma. Nesta fase, todos os órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos com as sugestões estarão acompanhando as postagens e esclarecendo os cidadãos sobre o que já está sendo realizado e o que pode vir a se tornar concreto.

 

A segunda etapa é a discussão, onde serão realizados encontros presenciais para diálogo e troca de conhecimento entre os representantes da prefeitura e a população que participou do processo. Após esta fase, as ideias mais bem colocadas (os usuários poderão dar notas às suas preferidas) serão colocadas para votação popular.

 

Encerrada a escolha, será produzido um documento, de forma colaborativa, com as ideias e suas vertentes. Em seguida, a prefeitura fará análise de viabilidade das propostas. A última etapa do desafio será a apresentação das propostas que poderão ser adotadas. Nesta última etapa, a Prefeitura do Rio apresentará quais serão as medidas tomadas e lançará o novo desafio. 

 

Para esse primeiro desafio dos legados olímpicos, as ideias poderão ser enviadas até o próximo dia 20 de outubro. A discussão destas propostas se iniciará imediatamente a seguir, se encerrando em 10/11. Na semana de 10 a 17/11 será realizada uma votação entre os usuários para definir as ideias que farão parte de um documento que será entregue ao prefeito Eduardo Paes em 4/12.

Essa publicação foi editada em set 20, 2014 por Ágora Rio

agorapalacio6.jpg
FOTO-LUTI.jpg
Este post tem 2 assinantes

Comentários (8)

MOISES MONTEIRO MARINHO diz... Sep 29, 2014

Excelente iniciativa e ferramenta cuja atuação junto com a população, com certeza irá melhorar nossa convivência numa sociedade mais justa, organizada e respeitosa.

Podem contar comigo.

Ágora Rio diz... Oct 3, 2014

Ficamos felizes de te ver por aqui, Moises!! Não deixa de trazer seus amigos pra praça também! ;-)

Usuários marcados:
João Rocha diz... Sep 30, 2014

ótima iniciativa. vamos debater e construir um bom documento para que nossas propostas sejam efetivadas. ;)

Ágora Rio diz... Oct 3, 2014

Vamos!!!!!!!

Luiz Eduardo Kersten diz... Oct 2, 2014

Este é mais um exemplo de gestão competente, e de oportunidade de exercermos nossa cidadania gostando ou não do atual Governo. Difícil encontrar atitudes como essa no nosso cenário político, aonde um Governante tem a coragem de reconhecer, indiscrimindamente, em todos os Cidadãos, e dar a estes, o direito de expressar suas ideias, vontades e opiniões. Espero sinceramente que todos aproveitem esse raríssimo e inovador exemplo de Democracia oferecido com educação e serenidade.

Parabéns Sr. Prefeito Eduardo Paes.

Ágora Rio diz... Oct 3, 2014

É isso, Kersten! A praça e o Ágora são espaços da cidade e precisamos que os cidadãos participem pra fazer valer a pena e ter bons resultados!

Ficamos felizes de ter você com a gente!! Não deixe de participar das discussões, trazer seus amigos e mandar sugestões sempre que tiver!!

Usuários marcados:
DIEL diz... Oct 8, 2014

Excelente e inovadora ideia da prefeitura. Parabéns ! E vamos às ideias....

Ágora Rio diz... Oct 8, 2014

:-)

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share